quinta-feira, 24 de março de 2011

VAI PERDER O AMIGO


Vivemos num mundo capitalista e independente da economia estabilizada ou não, o que vale no final do mês é ver se a coluna de entradas de recursos é maior que as de saída.
Para fazer esse balanço não é preciso estudar ciências contábeis ou econômicas, mas é obvio que ajudaria muito, basta ser bem atencioso e cauteloso para gastar apenas o que está dentro de seu orçamento de ganhos mensais, sem necessitar recorrer a penhores, empréstimos bancários ou de amigos.
Pois se o seu amigo precisa de dinheiro emprestado é porque não conseguiu administrar direito as próprias finanças, então se ele não cuidou do dinheiro próprio, como é que vai cuidar do seu?
É como diz o ditado:
·         “Se queres perder um amigo, empresta-lhe dinheiro.”
Um verdadeiro amigo não abusaria da boa vontade alheia em devolver o dinheiro emprestado, mas nem sempre há bom senso, afinal ele pode muito bem interpretar que se você emprestou é porque não lhe faz falta.
E isso começa a melindrar a amizade, pois você não lhe cobra pela amizade e ele não se manifesta em pagar porque acha que você não precisa.
Ora, a devolução não tem que ser imediata, mas quem empresta conta com o retorno desse recurso dentro do que imagina ser socialmente aceitável, que dependendo da situação, não deveria ultrapassar um a dois meses.
Resumidamente quando se mistura amizade e dinheiro à tendência é perder um ou outro, e na maioria das vezes, os dois.
É claro que isso não é regra geral, mas se você tiver um grande amigo e tiver dinheiro para emprestar, empreste apenas se esse dinheiro não for lhe fazer falta e, se não for devolvido, mas seu amigo valer a pena por outras qualidades, esqueça o dinheiro.
Entretanto um grande amigo não deixaria de devolver o recurso emprestado, aliás, nem pediria.
Se pedir, talvez seja importante rever o conceito de amizade!

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

7 comentários:

  1. Alcir.
    Penso que essa questão dinheiro X amizade seja mais complicada do que se imagina!
    Lógico que o ideal é que todos tivessem orientações a respeito de como lidar e administrar suas finanças e que na vida tudo fosse um mar de rosas e não tivessemos em alguns momentos que recorrer à ajuda de amigos.
    Mas não é assim que a banda toca e ninguem esta isento dessa situação pois não conhecemos o dia de amanhã!
    E quanto ao saldar sua dívida ha a questão de a coisa estar andando realmente ruim e de outro lado a questão honestidade.
    Não é facil colocar na balança o manter ou perder um amigo por causa do dinheiro.
    Dinheiro é para nós um bem dos mais preciosos, ele significa a satisfação de nossas necessidades e ganha-lo nem sempre é facil.
    E amigo nos é tambem necessario e as vezes podemos perder um pouco com eles.
    Se somos só capitalistas, nem um outro valor senão o dinheiro vai ter importancia e sairemos matando as outras pessoas, vamos acabar só com os devedores desonestos, ainda há sementes que ficam na peneira.
    lógico que, racionalmente falando, se você não quer ter dor de cabeça e nem tão pouco ter o disprazer de dizer na cara de seu amigo que ele não serve mais para você o correto é NÃO EMPRESTAR.

    ResponderExcluir
  2. fuzilaska@hotmail.com25 de março de 2011 às 21:56

    boa essa! vou levar como filosofia de vida!!!!!

    ResponderExcluir
  3. se emprestar vai tomar no ..´

    ResponderExcluir
  4. Boa pérola! Amigo é para qualquer coisa...mas tem coisas (como o dinheiro, por exemplo), que tem que voltar, né? hehehe

    ResponderExcluir
  5. Adorei a pérola! Bom...o importante é saber segurar a amizade que vale a pena mesmo. =)

    ResponderExcluir
  6. Oi, Alcir! Tenho acompanhado seu blog e o admiro muito! Uma pérola melhor que a outra! Sempre abordando temas atuais e de grande repercussão e que normalmente, envolvem a todos! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. É, esse negócio de emprestar dinheiro é complicado mesmo. Mas como você falou, um grande amigo, se precisar de dinheiro emprestado, com certeza, te devolverá. Agora se não o devolver, cabe a você ver se a amizade vale a pena mesmo e em caso positivo, relevar. Pois também grandes amizades, atualmente estão em extinção.

    ResponderExcluir