terça-feira, 15 de março de 2011

QUARESMA

A partir da quarta-feira de cinzas fomos convidados a um período de quarenta dias de penitência e meditação por meio da prática do jejum da esmola e da oração.
O período é reservado para a reflexão e assim criar um clima adequado para buscarmos um recomeço, um renascimento espiritual e pessoal e compararmos nossa vida as mensagens dos Evangelhos.
Simboliza também o período em que Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado, antes de começar sua vida pública (Mt 4: 1-2).
Abdicar de algumas coisas que gostamos muito é uma forma de penitência, entre elas a carne, chocolates, refrigerantes, bebidas alcoólicas e o cigarro.
Penitenciar-se é importante como forma de buscar esse renascimento espiritual e pessoal, mas é importante transformar esse sacrifício em caridade, doação.
Apenas para exemplificar, imagine que um fumante deixe de fumar um maço de cigarros por dia, no valor de cinco reais, economizará no final dos quarenta dias duzentos reais, um valor expressivo para transformar em doação de alimentos para famílias carentes, sem contar o grande benefício que estaria fazendo para sua saúde.
Comer é um dos grandes prazeres da vida, portanto privar-se de um bom churrasco regado a cervejas e refrigerantes e uma torta de chocolates de sobremesa seria uma penitência e tanto, ainda assim seria bem menor do que aquela que Jesus passou.
Se esse sacrifício é muito grande, existem outras formas de jejuar durante esse período como: - evitar agredir a natureza, levantar falso testemunho, falar da vida alheia, fofocar, falar palavrões, ser pessimista, etc.
Sim, essa também é uma forma de jejuar!
Portanto, com mais ou menos intensidade, todos nós podemos dar um passo em direção a oração e a penitência, dessa forma estaremos proporcionando um renascimento espiritual e um crescimento pessoal.
Experimente fazer essa experiência, se não conseguir fazê-la durante os 40 dias, quem sabe uma ou duas vezes por semana.

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

11 comentários:

  1. “Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
    Mateus 6.16-18

    ResponderExcluir
  2. fuzilaska@hotmail.com15 de março de 2011 às 12:13

    .....e pra vc ver, muitas vezes a penitencia faria um bem danado à saúde para muita gente!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. adorei! ontem na catequese estudamos sobre a quaresma.... exatamente sobre o que vc falou hj... parabéns.

    eliza

    ResponderExcluir
  4. Um ato de penitência é tbm um ato de amor por aquele que morreu na cruz por nós!
    Parabéns pela matéria. Adorei!

    ResponderExcluir
  5. Quaresma...penitência...bem lembrado e muito bem comentado! Adorei a pérola!

    ResponderExcluir
  6. Acho que me animei depois dessa matéria.Temos que fazer um sacrificio de vez em quando em prol fazer o bem ao próximo.

    ResponderExcluir
  7. Ai que vergonha...eu nunca faço jejum nessa época! Na verdade, não faço jejum em época nenhuma do ano! Eu como demais! hahaha
    Mas eu tento ser uma boa pessoa...acho que com isso já ganho uns pontinhos no céu! hehehe
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  8. Sua pérola preciosa me faz refletir e me remete ao passado onde nessa época de caresma nós alem dos ensinamentos da igreja eramos educados pelos nossos pais e avôs a ter uma conduta mais comedida nesses quarenta dias de reflexão.
    Lembro que, principalmente nas sexta-feiras eramos proibidos de brincar, deveriamos ficar mais em casa, a ter cuidado até com as palavras, pois qualquer gesto ou atitude poderia ser uma ofensa a Deus.
    Isso tudo ficou no passado!
    "O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma?
    A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma conseqüência da penitência." Fonte: CNBB
    Hoje, nao prometo seguir como manda os ensinamentos, mas busco no dia a dia a agir conforme manda os preceitos de Deus!

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a pérola. Muito oportuna.
    E aproveitando o comentário acima, eu penso que a caridade deve ser exercitada diariamente e não só no tempo da quaresma!
    Faz bem ao próximo e a nós mesmos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei a materia ,
    Parabens!!! quantas pessoas estao postando comentarios a cada dia está aumentando mais e mais.

    ResponderExcluir
  11. Parabens p/materia! Muito oportuna para nos reflatirmos e mudarmos de atitudes.

    ResponderExcluir