sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL

A partir da implantação da Semana Santa pela Igreja Católica no século XI surgiu a quaresma que é um período de penitências e privações antecedendo essa semana em quarenta dias e o seu primeiro é a quarta-feira de cinzas.
Uma vez implantado o período de quaresma, surgiu também em contraste com esse, o período de festas chamadas dias “gordos” onde a idéia estava relacionada à liberdade e ao deleite dos prazeres da carne, marcado pela palavra “carnaval” (do grego “carnis” carne e “valles” prazeres), também considerado “adeus à carne”, e cada cidade brincava de acordo com seus costumes.
Desde a antiguidade a festa se caracterizava por exageros nas comidas, bebidas, prazeres e relaxamento nas restrições morais e dessa forma foi ganhando progressividade e tomando o formato atual.
Talvez a liberdade que se relacionava a festa na antiguidade, tornou-se na atualidade sinônimo de libertinagem.
Que nada mais é que a liberdade exagerada, sem senso crítico da realidade de forma desordenada e descontrolada e que normalmente é incentivada pela mídia.
Um bom exemplo é a distribuição de preservativos, caracterizando que todo mundo vai para o carnaval com “essa intenção” definida, e não é bem assim, afinal muitos ainda prezam pela diversão e brincadeiras em si.
Afinal quem vai com “essa intenção” já carrega o próprio armamento!
Moralismos à parte, o que se discute aqui é o incentivo exagerado ao relaxamento dessas restrições morais nesse período.
E a diferença entre a liberdade a libertinagem está no “limite” que cada um coloca para si, pois todo ato tem sua conseqüência, e os excessos cometidos nesse período de carnaval, poderão tornar-se problemas para o resto da vida caso esses limites sejam ultrapassados.

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

4 comentários:

  1. Não gosto do Carnaval...exceto pelo feriado...hehehe
    Acho uma oportunidade para descansar, viajar para visitar um parente ou ente querido ou simplesmente por prazer! E se for exagerar na dose da diversão, deve-se ter no mínimo, responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. É claro que as pessoas não param para pensar na origem do carnaval, de como essa comemoração chegou no Brasil e se incorporou a nossa cultura.
    Desde os tempos romanos ela é uma festa relacionada com a ideía de deleite dos prazeres da carne.
    Até pouco tempo atrás a mídia dava uma enfase muito grande em suas transmissões, mostrava imagens de mulheres semi nuas, os grandes bailes no Rio e São Paulo com cenas de sexo explicito.
    Percebemos que em dias de hoje as transmissões são mais contidas e não se mostra tanto quanto no passado.
    E ultrapassar ou não o limite entre a liberdade e libertinagem, cabe a cada um ter o bom senso de não querer se expor em demasia.
    Embora, principalmente no carnaval bahiano, as imagens mostram o contrario e então, faz-se necessaria a distribuição de camisinhas.

    ResponderExcluir
  3. O Polêmico CARNAVAL: http://www.youtube.com/watch?v=xY2BSJ6Xttg

    ResponderExcluir
  4. carnaval é alegria
    e devemos mostrar a nossa alegria porque deus nos fez pra que para uma vida alegre
    antes de um momento de jejum ....

    eeee feliz carnaval

    ResponderExcluir