sexta-feira, 18 de março de 2011

O FRUTO SEMPRE CAI PERTO DA ÁRVORE

Somos muito influenciados pelo meio em que vivemos e principalmente no convívio familiar, pois os filhos são o retrato dos pais, não só na aparência física, mas também na formação do caráter.
Crianças e adolescentes rebeldes são o fruto de uma educação falha que não estabeleceu limites, não disciplinou o linguajar e nem o relacionamento respeitoso com os outros.
“Dar o exemplo não é apenas a melhor maneira de influenciar positivamente os outros, mas possivelmente seja a única.”
Observamos muitos exemplos onde os filhos acabam seguindo o mesmo caminho dos pais, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Fazendeiro tem filhos agricultores; pecuaristas, criadores de gado; cirurgiões, médicos; artistas, atores; craques de futebol, jogadores; músicos, cantores; escritores, compositores e poetas e assim por diante observamos as tendências dos filhos em seguir o caminho dos pais.
O espinheiro não produz maçãs e nem a macieira espinhos, assim como a árvore que não produz nada vira lenha, só serve pra queimar e virar cinza na fogueira.
Portanto, dar bons exemplos aos filhos vale mais que os ensinamentos!
Os filhos, assim como as árvores necessitam de cuidados que definirão o tipo e a qualidade dos seus frutos, fazendo-se necessário adubá-las e regá-las abundantemente com a “água” do bom comportamento, dos bons hábitos e do bom exemplo.
Assim a árvore, terá seu crescimento reto e frondoso sem precisar de interferências futuras para corrigir um crescimento tortuoso e os frutos serão de ótima qualidade.
“O fruto sempre cai perto da árvore”, e desse fruto sairá à semente que originará uma nova árvore no futuro.
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

10 comentários:

  1. Com certeza os filhos são o reflexo dos pais. Se forem educados com bons ensinamentos e valores, serão adultos mais seguros de si e saberão o caminho certo a escolher!
    Adorei a pérola. Realmente o fruto nunca cai longe do pé....sábio ditado!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa pérola! Algumas coisas ainda tem seu valor hoje em dia...e apostar em uma boa educação, boas maneiras e bom comportamento, reflete no futuro, os filhos!

    ResponderExcluir
  3. Nós pais somos o espelho para os filhos, portanto, devemos ser grandes exemplos em primeiro lugar dentro do lar. Nada como uma boa educação e tbém muito diálogo para formar filhos de grandes valores para a sociedade. Eliza e Peixinho!!!!

    ResponderExcluir
  4. Temos que levar em consideração tudo que nossos pais nos ensinam...isso é algo raro, atualmente. Adorei a pérola, Alcir!

    ResponderExcluir
  5. ALCIR.
    SOMOS PRODUTO DO MEIO ONDE NASCEMOS E VIVEMOS E SER UM BOM RETRATO DOS PAIS, TANTO NA APARÊNCIA QUANTO NA FIRMEZA DE CARATER, VAI DEPENDER BASTANTE DE QUEM PINTA ESSE QUADRO!
    A LEI DIZ EM SEU: "artigo 227, os deveres da família, atribuindo não só a esta como também à sociedade e ao Estado, o dever de assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
    A LEI EM SEU TEXTO É AMPLA E ABRANGENTE!!!
    INFELIZMENTE, A FAMILIA, SOCIEDADE E ESTADO SÃO NEGLIGENTES QUANTO AO CUMPRIMENTO DE SUAS OBRIGAÇÕES.
    VEJO PAIS SOMENTE COM A PREOCUPAÇÃO DE PROVER MONETARIAMENTE SEUS FILHOS, ÀS VEZES NEM ISSO, ESQUECEM DO CARINHO, DO PARAR PARA OUVIR, DO DAR BONS EXEMPLOS, DO IMPOR LIMITES, ETC...
    AI, ESSES FRUTOS CAEM SIM, LONGE DE SUAS ÁRVORES!
    NÃO DÁ PARA GENERALIZAR, POIS TEM MUITO FRUTO BOM POR AI, MAS, NÃO DÁ PRA SABER QUE QUALIDADE DE FRUTO DEIXAREMOS A ESSE MUNDO!!!!!!!
    O POETA GIBRAN JA DIZIA EM SEU POEMA:
    "Vossos filhos não são vossos filhos.
    São os filhos e filhas da ânsia da vida por si mesma.
    Vêm através de vós, mas não de vós.
    E embora vivam convosco, não vós pertencem..."
    A OBRIGAÇÃO DE EDUCA-LOS BEM, PARA QUE DEEM BONS FRUTOS É NOSSA!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza somos muito influenciados pelo meio em que vivemos, principalmente na formacao do carater. Nossos desejos sao que todos os frutos caiam perto das arvores e ainda, de otimas qualidades, mas infelizmente tenho que concordar com tudo que o ANOMIMO disse acima.

    ResponderExcluir
  7. Somos indivíduos sociais e como tais,somos híbridos de nossas interações sociais que nos moldam,pois somos uma mescla de todos com quem temos contato,pois copiamos tanto o bem quanto o mal!

    ResponderExcluir
  8. Valores tais: Ser honesto, não roubar, ser ético e moralmente aceito pela sociedade é o mínimo dever de quem fez o filho de passar estes valores. Mas somente damos e o que temos. Por isso vemos muitos monstrinhos que você assusta com a postura, mas quando conhece os Pais você compreende tudo. Talvez por isso da existência dos dizeres.

    ResponderExcluir