sábado, 12 de março de 2011

MISSÃO CUMPRIDA

Dizem popularmente que a missão do “homem” na terra é plantar uma árvore, fazer um filho e escrever um livro e acrescentam ainda: - viver, amar, ter idéias e deixar um legado.
Deixar um legado está intimamente ligado a herança espiritual e emocional que todos temos que cultivar e não a herança material, bens ou propriedades.
A doação de órgãos e tecidos não seria um bom legado a ser deixado por ocasião da morte encefálica?
Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade e quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva e com ele elimina-se o sofrimento e resgata-se a alegria de viver de toda a família envolvida com o paciente transplantado.
Esse gesto pode transformar a dor da morte em continuidade da vida, mas exige uma capacidade enorme de superação por parte dos familiares do doador, portanto é importante que a pessoa faça essa opção ainda em vida deixando documentado esse desejo.
No Brasil, o número de doadores por milhão de população (pmp) é menor ou igual a 10 pmp, já em países como a Espanha a relação chega a 35 e na vizinha Argentina a 12 pmp.
A fila de espera por transplantes de órgãos e tecidos no mundo todo é imensa, exatamente pela falta de amor ao próximo a ser deixado por todos nós.
Talvez a doação seja o grande legado a ser deixado aqui quando nossa missão já tiver sido cumprida.
Orientados nós fomos, está escrito, basta querer entender.
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mt 22, 34 – 40).
A dor pela perda do ente querido em algumas semanas será minimizada pela compreensão e conformação de que esse é o caminho de todos, e aos poucos essa tristeza transformar-se-á em alegria ao saber que aqueles órgãos salvaram outras vidas e o coração bate forte em outro peito.
Um dia a missão aqui estará cumprida e Deus chamará para perto de si, portanto que tal deixar esse legado?

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

7 comentários:

  1. DOAÇÃO DE ORGÃOS É UM ATO DE AMOR E DE CORAGEM!
    POUCOS TEM.

    ResponderExcluir
  2. Alcir.
    Plantar uma arvore, ter um filho e escrever um livro, nem todo homem tem capacidade para tais feitos!
    Se o homem, dentro dos ensinamentos de DEUS, viver, amar e ter ideias que faça dele um ser melhor e desse planeta um paraiso, já valerá a pena ter vivido!
    Tenho certeza que DOAÇÃO DE ORGÃOS, não só é um grande legado como tambem a maior demonstração do ser humano de seu amor e grandeza.
    No país há uma lista com pouco mais de 60.000 pessoas a espera de um transplante.
    A revista "seleções - dez/2010", traz a informação que o número de transplante feitos no país subiu de 12.722, em 2003, para 20.253,em 2009.
    O motivo de taxas de aumento de transplantes estarem longe do ideal não passa pela falta de amor ou de coragem, depara-se com questões bem mais complexas que fazem parte da religião,cultura, sistema de saúde, informações, preconceitos,etc...

    ResponderExcluir
  3. Que bonita essa pérola!
    Com certeza a doação de órgãos é um ato de amor pelo próximo...é o que podemos fazer por nossos irmãos, quando não estaremos mais aqui...
    Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Adorei tbm a matéria. É sem duvida um ato de amor....que só as grandes almas conseguem...

    ResponderExcluir
  5. Alcir, solidariedade é a palavra que pode ajudar a mudar o mundo, não é? Um abraço e parabéns pelo seu blog. Célia Musilli

    ResponderExcluir
  6. fuzilaska@hotmail.com15 de março de 2011 às 12:09

    alguém de vocês ja doaram sangue alguma vez?....talvez este seja o inicio de uma boa mudança!!!

    ResponderExcluir