terça-feira, 22 de março de 2011

ÁLCOOL X GASOLINA


O álcool surgiu como uma alternativa para os altos preços da gasolina no ano de 1975 com a criação do Pró-Álcool, e ainda agregava a característica de ser um combustível ambientalmente correto com menor emissão de poluentes.
O Brasil é o pioneiro na produção de álcool etílico (etanol), portanto deveria estabelecer medidas que sempre o mantivesse comercialmente viável em relação à gasolina
Porém, não é o que ocorre em períodos de entressafra da cana!
Nenhuma medida foi tomada e a quantidade não é suficiente e, assim os preços disparam!
O governo deveria ao menos controlar seu preço através de estoques reguladores, mas nunca se programou para isso.
Sua preocupação só vai até o desabastecimento, que não é o caso nesse momento.
Dessa forma, poderia ao menos reduzir a mistura na gasolina nesse período, que hoje chega a 25%, assim os preços não atingiriam esse patamar atual.
Quem investiu no carro flex (atualmente de cada seis carros, um é flex) como alternativa para reduzir os gastos com combustível, optando sempre pela proporção mais barata entre o etanol e a gasolina, não foi levado em consideração!
Mesmo assim, tem na gasolina uma oportunidade de melhor desempenho e rendimento quando os preços estão próximos, mas e quem só tem carro a álcool?
Dançou?

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

10 comentários:

  1. Se formos comparar os preços e o desempenho do carro chegamos a quase um resultado de empate. Isto porque temos a "falsa" impressão que o alccol é mais barato e por isso abastecemos com ele. Porém, em carros com maior potência, verifica-se que a queima do alcool é mais célere que a gasolina. Com tudo isso só podemos concluir que mais uma vez e sempre somos enganados, pois acredita-se que está se pagando mais barato, quando na verdade está saindo quase que a mesma coisa. Os donos de postos estão ficando cada dia mais rico e a população saíndo no prejuízo. Viva o Brasil!

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  2. Êeee Brasilzão!!!!!!!!!! \o/
    A Liz já disse tudo.. concordo plenamente, é tudo muito explícito e a população não tem muito oq fazer.

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  3. Alcir, por favor, mande email para mim, redacional@hotmail.com, para que possa lhe passar detalhes da publicação.

    grato,

    Celso

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  4. É isso aí, se o consumidor se revoltasse mais, não passaríamos por isso e os donos de postos e empresários não lucrariam tanto em cima dos clientes.

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  5. Não vejo que a situação seja de revolta do consumidor.
    Lógico que o fato atinge diretamente o bolso do consumidor e isso por si só é revoltante, pois vemos uma produção, embora com alguns acontecimentos desfavoraveis em anos anteriores - chuva - períodos em que é proibido as queimadas - aumentando o periodo de colheita e influenciando na qualidade do produto, mas a produtividade da cana vem aumentando ano após ano.
    É um produto nacional.
    Enfim, há vários fatores que poderiam baratear o custo do produto na bomba, mas, sabemos que a carroagem não anda como queremos!
    Veja a situação da gasolina:
    A muito nos dizem que o Brasil já é alto suficiente na produção de petróleo(O dia-online e outras fontes) e no entanto o preço da gasolina no mercado interno é considerado alto se comparado a outros paises tambem produtores de petróleo.
    "CARACAS (Reuters) - O taxista Jaime Tinoco roda pelas ruas de Caracas com um Chevrolet Nova, ano 1976, que bebe 72 litros de gasolina por dia. Mas ele não está nem um pouco preocupado em adquirir um modelo mais econômico -encher o tanque lhe custa apenas 2,30 dólares."
    O que há são regras internacionais e que o nosso país segue à risca!
    Subsidios, por exemplo!
    E mais, segundo especialistas do setor automobilistico, o poder calorifico do motor a alcool equivale a 70% do poder nos motores a gasolina.
    O alcool só compensa se o seu preço ficar 30% abaixo do preço da gasolina.
    Vale lembrar, tambem, que o modo de dirigir e o modelo do veiculo influenciam no desempenho do carro.
    Portanto e diante de todo esse cenário que ai se apresenta só nos resta fazermos contas, estacionarmos na bomba e que seja com aquele que lhe é mais vantajoso.
    Ou você prefere abrir mão do seu carro e andar de coletivo?
    Lembre-se ainda estamos longe dos moldes de Nova York...

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  6. pois é!!!!!!!!!!!!!! MAS PRA VARIAR ESSE GOVERNO COMO OS ANTERIORES SOH ESTÃO NO PODER MAS NÃO SABEM O QUE ISSO SIGNIFICA.... PORQUE MUDAR A POLITICA DE EMISSÃO DE POLUENTES NO BRASIL USANDO ALCOOL COM UM SUBSIDIO SE PODEMOS QUEIMAR GASOLINA E DIESEL MESMO PAGANDO ATÉ 14x MAIS CARO Q OUTROS PAISES (VIZINHOS)??????
    BOM DEIXA PRA LAH... SOH DESABAFAMOS, POR QUE FALTA CORAGEM DE OS ELEITORES BUSCAREM SEUS DIREITOS COMO OUTRORA FOI FEITO COM OS CARA PINTADAS>>>>>>>>>>>>>>

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  7. Estou com a Liz e Hellen! hahaha

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  8. Gloria a Deus Pai todo Poderoso!!!!

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  9. Bom opinião cada um tem a sua.
    E ninguém aqui falou que quer andar de ônibus, mas o concsumidor como sempre é lesado. E parece que muitos gostam, pois ficam quietos.

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  10. fuzilaska@hotmail.com25 de março de 2011 às 21:54

    é, ficar na mão de usineiros nunca foi bom negócio!", quando o preço do açucar sobe, o etanol fica mais salgado !!!

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