sexta-feira, 28 de outubro de 2011

São Longuinho, São Longuinho...



A casinha de duas águas e quatro cômodos, chão batido, sem água encanada e energia elétrica precária, abrigava o jovem casal. Pequena em tamanho, mas gigante em felicidades, harmonia e amor.
Recém casados e iniciando a vida conjugal naquele sitiozinho de propriedade da prefeitura, apelidado de Primeira Água. Apelido dado pela presença da represa de captação de água, que abastecia o município. Ele, funcionário da prefeitura, forte e corajoso, morava ali com a esposa e tinha a função de cuidar da limpeza ao redor da represa, dos canais e canos de captação, bem como do funcionamento da bomba d'água.
Ela, do lar, linda como o céu estrelado daquele lugar, cuidava dos afazeres da casa - limpando,cozinhando, lavando roupas, plantando algumas verduras nos canteiros e tratando dos pequenos animais. A casinha que durante o dia é banhada pelo sol nascente oferece ao entardecer a sombra tranqüila para observar a diversidade de pássaros que cantam, brincam e se acomodam nos ninhos disputando espaço com macacos e outras espécies no belo e acolhedor arvoredo de plantas nativas. As galinhas ciscando e fugindo do galo atrevido, o cheiro de boa comida denunciado pela fumaça da chaminé, o grasnar da família de gansos que margeiam a represa e o belo reflexo do sol se ocultando no horizonte em sua superfície.  Um cenário harmonioso e deslumbrante, um lugar feliz para viver.
Diariamente ela retirava água do poço próximo à casa para uso doméstico, e num desses dias, um fato inusitado rompeu a calmaria; a aliança de casamento colocada a pouco mais de uma semana escorregou de seu fino dedo anular e caiu dentro do poço:
·         Amor, amor, corre aqui, deixei cair a aliança no poço – disse ela em prantos.
Ele a consolou; e ambos ficaram tristes com o fato, não pela perda material, e sim pela simbologia do amor matrimonial.
No domingo após a missa, ela contou o fato a uma beata, Dona Pierina. Mulher respeitada por todos na região, benzedeira e parteira com Fé incontestável.
Peça a São Longuinho que ele ajude a encontrar sua aliança, é um santo muito forte. Foi ele o soldado responsável por comprovar a morte de Jesus na cruz. Com uma lança foi obrigado a perfurar-lhe o corpo, e o líquido que saiu respingou nos seus olhos, curando-o instantaneamente de uma doença ocular muito grave. A partir desse momento ele se converteu imediatamente, abandonou o exército romano e transformou-se num monge.” - disse Pierina.
Atualmente, na tradição popular, quando ele é invocado ajuda a encontrar ou recuperar o objeto perdido.
Disse ainda - com muita Fé, peça assim:
·         São Longuinho, São Longuinho se me ajudar a recuperar a aliança dou três pulinhos.
Passaram o dia no vilarejo, lancharam, tomaram sorvete e somente ao entardecer é que voltaram para sua casa, mentalizaram noite adentro a orientação da beata. Ao amanhecer foram juntos retirar a água do poço para o uso doméstico. De mãos dadas e com muita Fé pediram:
·         São Longuinho, São Longuinho se me ajudar a recuperar a aliança dou três pulinhos.
Lançaram o balde de alumínio no fundo do poço e foram puxando pela corda lentamente, os raios de sol refletiam na água cristalina do balde, e quando chegou à superfície houve uma grande surpresa.
O brilho dourado no fundo do balde refletindo intensamente os raios solares era inacreditavelmente originário da aliança.
Emudeceram!
Na seqüência uma explosão de alegria contagiante. Aos gritos saltitavam em agradecimento a São Longuinho.
Não deram apenas três pulinhos, mas uma dezena deles.
Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

11 comentários:

  1. E essa história é verídica...
    Aconteceu com meus avós...
    Que bonitinha, pai, adorei!!!
    Ah, e às vezes eu recorro a São Longuinho tbm rsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que história.
    Acho que todos já recorreram ao São Longuinho, eu também já encontrei muita coisa perdida com a ajuda dele. Adorei a história.
    Alcir, parabéns mais uma vez pelo sucesso com o lançamento do seu livro PÉROLAS PRECIOSAS.
    Pela quantidade de pessoas presentes, deu para se ter um termômetro do quanto voce é querido, admirado e respeitado pelos seus grandes amigos.
    Escrever não é fácil, acho que vc tem o dom.

    ResponderExcluir
  3. É...nada como ter fé em São Longuinho quando já demos por perdido aquele objeto tão importante. Acho que todos nós algum dia já recorremos a esse Santo, rsrsrs. Gostei muito da história e me surpreendi que seja verdadeira. Muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esta historia toda.
    Acho que Pierina deve ser nome de benzedeira mesmo, tambem conheci uma.rsrsrs
    E a historia de Sao Longuinho
    Gostei muito

    ResponderExcluir
  5. Eeee São longuinho, quantas vezes recorremos a ele não? O jeito é esse mesmo rsrsrs
    Muito 10 a histórinha!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a pérola do São Longuinho Alcir!
    Ahh, muito legal essa musica de fundo aí da rádio...mas deixa eu te perguntar...só pode ser sertanejo??? hehehe

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu tbm já havia observado a jusiquinha de fundo. Muito boa. Eu AMO sertanejo, então pra mim está ótimo. Desculpa aí Marcela kkk

    ResponderExcluir
  8. Alcir, sensacional a história, parabéns. Vou recorrer a São Longuinho, estou precisando muito encontrar um documento que perdi, espero que ele possa me ajudar, abraço

    Menolli

    ResponderExcluir
  9. GOSTEI MUITO DESSA HISTORIA, EU ACREDITO EM SÃO LONGUINHO,E ELE SEMPRE ME SOCORRE.

    ResponderExcluir
  10. Se queres alcançar uma graça... acredite e peça com fé.
    E alcançarás a graça pretendida!!!
    Nossos pais e avós acreditavam e se utilizavam desses expedientes de fé para achar coisas e obter varias outras graças.
    Nós é que somos ateus e acreditamos pouco nas coisas!!!
    Dizem que se der mais do que três pulinhos nos próximos pedidos a graça não é mais alcançada.
    Assim dizem!!!

    ResponderExcluir
  11. Minha mãe ficou falando dessa pérola por 2 dias, Alcir! "Tefi, você já leu a pérola de hoje?" "Tefi, é tão bonita a pérola de hoje"...hehehehe
    Gostei! Gostei da descrição dos lugares e coisas e adorei essa pérola. =)

    ResponderExcluir