Constantemente vemos pessoas se lamentando pela falta de sucesso e sorte na vida profissional e pessoal.
Vale lembrar que as lamentações espantam a boa sorte!
Indignadas com os insucessos sucessivos, procuram sempre associá-los a alguém; a um “irmão” mais próximo.
Atribuir a terceiros, parte ou totalidade da culpa, é apenas uma forma de mascarar a realidade dos fatos.
Vale a pena perguntar:
· Quem lamenta, está acordando bem cedo para ir trabalhar, para buscar um trabalho digno, está ocupando seu tempo com atitudes produtivas, buscando relacionamentos e amizades que agregam positivamente, está andando uma milha a mais na busca incessante do sucesso, está mudando comportamentos, adquirindo novos e saudáveis hábitos, está mais respeitoso e amável com familiares e terceiros?
Provavelmente não!
Acomodou-se na preguiça e no desinteresse em aprender e agregar algo a mais para sua vida, a buscar novos desafios, a batalhar pelo pão de cada dia, a abandonar os vícios, a mudar de companhias, a tornar-se mais amável e compreensível, a ser mais pacífico(a), a preocupar-se com os pais (sendo bíblico, no quarto mandamento: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os seus dias na terra, que o senhor teu Deus te dá” Ex 20-12).
Ora, atitudes iguais geram resultados iguais!
Se a mudança de comportamento não vier por amor, virá pela dor.
Ao invés de ficar se lamentando e atribuindo à sociedade, aos familiares e inclusive a Deus seus insucessos, é melhor parar e refletir:
· Todas as adversidades que estão acontecendo em sua vida são responsabilidades de quem?
· Sua ou dos outros?
Chegou o momento da mudança, lembre-se que está escrito: “se não vem pelo amor, vem pela dor” (Deuteronômio 4:30).
Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari
Alcir, excelente o seu texto. Nas leis do universo não existem vítimas, e o destino de todos nós é a evolução. Para aprendermos a viver melhor, a vida oferece apenas duas alternativas: você pode evoluir pelo amor ou pela dor. A escolha é sempre nossa.
ResponderExcluirTambém concordo. Ou aprendemos pelo amor ou pela dor. Às vezes aprendemos coisas através de erros cometidos que posteriormente serão lembrados, evitando a reincidência. Mas o mais importante é não nos esquecermos que : "O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e suas atitudes".
ResponderExcluirAlcir..muito bem colocado..o ser humano tem essa tendência de procurar "culpados" pelas suas escolhas....principalmente para aquelas que não deram certo...e o mais importante... é que podemos fazer as escolhas...cada qual as suas.
ResponderExcluirRealmente...ou aprendemos pelo amor ou pela dor...pelo amor o caminho é mais suave, mas tem pessoas que é só na dor mesmo....não escutam ninguém e sempre acham que tem razão.
ResponderExcluirSimplificar não é o forte do homem!!!
ResponderExcluirE nem tão pouco reconhecer e assumir seus próprios erros e escolhas mal sucedidas.
O dom e a sorte para o sucesso, e ser bem sucedido na vida são para poucos.
Claro que as coisas não caem do céu!!!
E não significa, também, que não possamos alcança-lo com muito estudo e esforço pessoal.
Reclamar, apontar e culpar os outros pelos fracassos e falhas é mais uma fraqueza humana.
Não me parece ir de encontro aos ensinamentos cristão dizer que "se não vem pelo amor, vem pela dor", já que Deus na sua infinita bondade não ia querer que seus filhos obtivessem sucesso com o sofrimento.
Mas, talvez, a dor seja um tempero a mais nessa nossa existência e que nos faz aprender e valorizar ainda mais nossas conquistas.
Exemplos não faltam de pessoas e povos que sofreram, não ficaram parados esperando cair das nuvens e, hoje exportam sucesso.
Sucesso não é para poucos não, é para todos!
ResponderExcluirA difereça é que alguns lutam por ele e outros esperam cair do céu e ainda atribuem os insucessos a terceiros.
Deus nos deu a vida e a terra toda para explorarmos, mas ELE quer que lutemos pelos nossos ideais, como seu filho Jesus o fez.
Simplificar é preciso....buscar boas amizades, trabalhar, ser amável.... e assim vai..... conforme a PÉROLA do Alcir detalhou.
Conheço um monte de gente que sempre atribui aos outros os insucessos...vamos acordar...lutar ...querer mais! Mas sempre honestamente.
Parabéns pela PÉROLA...gostei.
É tempo de mudanças...
ResponderExcluirBoa pérola! =)
è o tal do comodismo, culpar a falta de sorte ou qualquer que seja o fator que gere o insucesso, é mais comodo!
ResponderExcluir