segunda-feira, 11 de abril de 2011

SUSTENTABILIDADE


Quando falamos em sustentabilidade normalmente associamos a conceitos econômicos, sociais e principalmente ambientais.
O grande desafio atual da humanidade é utilizar os recursos naturais, satisfazendo as necessidades presentes, sem comprometer sua utilização para as gerações futuras.
Será que todos estão preocupados com as gerações futuras?
Ora, os recursos naturais são finitos, portanto precisamos utilizá-los com qualidade, racionalidade e em harmonia com a natureza.
Se estivermos fazendo a nossa parte, eu pergunto:
- Utilizamos sacolas retornáveis ou usamos as sacolinhas plásticas nos supermercados?
- Reutilizamos embalagens plásticas ou descartamos?
- Optamos pela madeira e tecidos ou plástico, quando presenteamos nossos filhos com brinquedos?
- Desperdiçamos comida?
- Utilizamos combustíveis menos poluentes sempre ou só quando estão mais baratos?
- Desmatamos florestas e margens dos rios?
- Poluímos rios, nascentes e praias?
Vichi, melhor parar por aqui!
Até nossos índios que eram o melhor exemplo de sustentabilidade, fazendo o uso correto dos recursos naturais e vivendo em harmonia com a natureza, agora a exploram de forma extrativista e comercializam madeiras e minérios com o “homem branco”.
Óbvio que existem exceções, mas o capitalismo também afetou os princípios éticos e culturais indígenas.
A situação é tão drástica que toda vez que um caminhão carregado com produtos tóxicos se acidenta em alguma estrada do país, acaba contaminando algum rio.
“Desgraça pouca é bobagem”, coincidência ou não, sempre tem notícias do gênero.
Precisamos cuidar urgentemente dos recursos naturais e transformar o “economicamente viável” em “ecologicamente correto”.

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter@alcirchiari

7 comentários:

  1. é verdade... todo vez que um caminhão carregado com carga perigosa se acidenta, o liquido vai parar nos rios e nascentes...coincidencia ou não,isso acontece mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Um dia eu houvi de um escritor famoso uma frase assim....

    Ainda vai faltar agua no Planeta, este é o nosso tesouro.
    Escritor Jeronimo

    ResponderExcluir
  3. Sugestao de comentario, gostaria de ler uma materia sua a respeito do quem tem haver o ovo de Pascoa com a Pascoa?

    ResponderExcluir
  4. HA MUITOS ANOS ATRAZ, EU IA A UM RIOZINHO E SEMPRE VOLTAVA COM ALGUNS LAMBARIS E UNS BAGRINHOS, DAVA PRA FICAR O DIAINTEIRINHO NA SOMBRA DE UMA MATA BEM BONITA, FRESQUINHA, CHEIA DE PASSARINHOS, E QUANDO DAVA FOME PERTO SEMPRE TINHA MANGA, CAQUI, AMEIXA, GOIABA, E QUANDO DAVA SEDE PODIA TOMAR AGUA DO PROPRIO RIO. FIQUEI SABENDO POR UM AMIGO QUE NAO TEM MAIS FRUTAS NO SITIO, E TAMBEM NAO TEM MAIS PEIXO NO RIO, A SOMBRA QUE TINHA JA NAO TEM MAIS, NEM RIO PASSA MAIS LA, A MINA SECOU MAIS FIQUEI MUITO CONTENTE EM SABER QUE O DONO DA PROPRIEDADE ESTA COLHENDO 100 SACOS DE GRAOS A MAIS NO FINAL DE CADA SAFRA. AI EU DESCOBRI QUANTO VALE UM RIOZINHO COM SOMBRA E FRUTAS E PASSAROS....100 SACOS.

    ResponderExcluir
  5. Pois é...atualizando a pérola, hoje saiu no jornal que a sanepar será multada por falta de tratamento de duas nascentes aqui em Londrina.
    Absurdo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei a pérola! Boa para refletir! Adoro esse tema!

    ResponderExcluir
  7. Refletindo à cerca do pensamento "sustentabilidade" eu digo que nós Homens, fazemos tudo o que há de mais errado existente nas indagações do texto!
    Nossa imediatisse, ambição, egoismo, ganância, ignorância, prepotência, etc., esta nos conduzindo a um burraco de onde não haverá mais saida.
    Cavamos nossa própria sepultura!
    Em um passado recente ouviamos dizer que em um futuro "X" iriamos comprar água e hoje vimos que esse futuro já chegou, já estamos comprando água!!!
    A natureza já nos dá sinal de cansaço, parece nos dizer chega, não aguento mais tanta degradação, tanta matança, tanta contaminação, tanto desmatamento, tanta queimada, etc.
    Nós, bicho homem, temos a conciência de todo esse mal que estamos fazendo a mãe natureza, mas nossa ganancia e imediatismo é maior.
    E o mal maior é que as vezes desrespeitamos a natureza no local onde estamos e as consequencias de nossos atos são sofridas por pessoas e seres que estão distantes de nós.
    É claro que nesse universo nem todo mundo é mal e não esta preocupado com o que vai deixar para seus filhos e netos, mas a agressão é maior.
    E como disse nosso amigo "MARCOS", hoje já não existi o riozinho, as lambaris e bagrinhos e o valor de tudo isso era de 100 sacas de grãos à mais.
    Pois eu diria que essas 100 sacas de grãos não são nem o começo da paga por estarmos agredindo a natureza, pois esse pagamento alem de ser caro, ele não é feito em espécie, ele é cobrado com vidas.
    há....
    Falei besteira???????
    Então você não assiste televisão, principalmente na época de verão!!!!

    ResponderExcluir