quinta-feira, 28 de abril de 2011

O BALÃO ESTÁ SUBINDO


O público era imenso no parque de exposições, a maioria andando a esmo, outros visitando stands de máquinas agrícolas, de carros novos, de empresas de diversos seguimentos agropecuários; visitando pavilhões e arrematando gado em leilões; comprando chapéus, botas e outras quinquilharias; tomando lanche e se divertindo no parque de diversões.
No parque, as crianças se divertiam em todos os brinquedos, comiam guloseimas e compravam balões de ar.
Um garotinho se aproxima, é o último da fila, fica observando a habilidade do vendedor em manusear, encher e amarrar os balões para entregar as criancinhas e, exatamente nesse momento um balão branco escapa de suas mãos hábeis.
O garoto acompanha com o olhar toda a subida daquele balão branco até sumir de seu raio de visão.
Em seguida, volta-se para o vendedor e pergunta:
·         O balão branco é o que sobe mais?
·         Ou será o preto?
O vendedor, sem entender o motivo da pergunta e da curiosidade, resolveu dar continuidade aquela conversa, pois não sabia onde o garoto queria chegar:
·         Porque você quer saber isso meu querido?
·         Curiosidade, apenas!
O vendedor sorriu para o menino e resolveu dar-lhe um pouco mais de atenção, afinal ele era o único freguês naquele momento.
Pacientemente, encheu dois balões, um branco e um preto e com a mesma habilidade amarrou-os com barbante.
Entregou ao garotinho e pediu para segurar pela ponta do barbante, um em cada mão, e solta-se os dois ao mesmo tempo ao seu sinal, para que observassem o que aconteceria.
Ao sinal do vendedor o garoto soltou os dois balões que foram harmoniosamente subindo, um ao lado do outro, alternando em posições e se enroscado numa bonita dança, como se fossem duas crianças brincando livres e felizes.
Ambos observaram a subida até que sumiram de suas vistas.
O vendedor virou-se para o garoto e disse:
·         Veja  meu querido, os balões subiram exatamente juntos! Portanto a diferença não está na cor, mas sim no que tem dentro de cada um.
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter@ alcirchiari

3 comentários:

  1. O parque de exposições e as pessoas que passeiam, brincam, comem e fazem compras supomos serem o belo e maravilhoso povo do NPR, mas precisamente o povo londrino?
    Em algum lugar já ouvi alguem dizer que:
    "Parque de exposições é o lugar onde os pobres vão para ver o que os ricos tem e o que produzem".

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    "VEJA MEU QUERIDO, OS BALÕES SUBIRAM EXATAMENTE JUNTOS!
    PORTANTO A DIFERENÇA NÃO ESTA NA COR, MAS NO QUE TEM DENTRO DE CADA UM."

    Assim deveria caminhar a humanidade, mas quando o assunto é gente, seres humanos, há muito mais ingredientes nesse recheio e muda-se totalmente o discurso.
    Suas pérolas preciosas já nos possibilitaram comentar em outras ocasiões.
    A antropológia define e nos dá caracteristicas do ser humano, pessoa, gente ou homem como:
    É um animal, membro da espécie de primata bípede - HOMO SAPIENS - pertencente ao genero homo, familia hominidae.
    HOMO SAPIENS - latim - homem sábio.
    Com caracteristicas como:
    Possuem cérebro altamente desenvolvido, com capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resoluçao de problemas.
    Como a maioria dos primatas superiores, são sociais por natureza, com habilidade para a comunicação.
    Os humanos criaram complexas estruturas sociais, compostas de muitos grupos cooperantes e concorrentes, de familias e até nações.
    As interações sociais criaram uma variedade extremamente grande de tradições, rituais, normas sociais e éticas, leis e valores, que em conjunto formam a base da sociedade humana.

    "POR QUE EXISTE DISTINÇAO DE HOMEM –HOMEM? Por que sou alemão, e ele italiano? Por que sou europeu e ele africano? Por que nós fomos os únicos animais que criamos distinções entre nós mesmo? Esta divisão e que tem levado o homem a guerras e mortes, pois se sou europeu ou norte americano tenho o direito divino de poluir de conquistar de fazer matanças legalizadas, mas se sou sul americano ou africano tem o direito divino de aceitar os desígnios dos escolhidos de Deus. A sociedade esta cega , estes valores ideológicos são errados , são inexistentes, pois um individuo maduro e de mente aberta percebera que antes de todos estes títulos devemos respeitar o titulo de SER HUMANO, americano, brasileiro , católico, mulçumano, judeu ou árabe, são apenas títulos ideológicos que tem levado o homem a guerras e mortes , precisamos repensar esta divisão de homem – homem, como dizia o poeta, - ou aprendemos a viver todos como irmãos ou morreremos todos juntos como animais - a divisão leva a conflitos."

    Na vida é sabido que quando queremos entender um fato ou atitude devemos estudar e conhecer a fundo o seu autor e com isso possamos justificar suas razões.
    Quando falamos de coisas, dependendo da destinação e uso que vamos dar a elas, realmente a cor não é o diferencial e em se tratando de GENTE faz-se para muitos a diferença.
    UTOPICAMENTE, o desejo é que esse ser humano, gente, pessoa, homem - HOMO SAPIENS, se crie, recrie, se descubra e se redescubra balões branco e preto,onde a unica diferença seja mesmo as cores, mas por uma condição fisiologica e nunca por opinião do homem em julgar-se melhor ou maior que seu semelhante.

    E o poeta já dizia: (vinicius de Moraes)

    "Quem já passou por essa vida e não viveu
    Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
    Porque a vida só se dá pra quem se deu
    Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu."

    ResponderExcluir
  2. Stephanie Nakamura1 de maio de 2011 às 00:37

    Adorei a pérola! Somos todos iguais, independente de crenças, raças, línguas...

    ResponderExcluir
  3. fuzilaska@hotmail.com1 de maio de 2011 às 19:18

    Que bom se todos tivessem esta visão e à praticassem no dia dia!

    ResponderExcluir