terça-feira, 5 de abril de 2011

O SERTÃO VAI VIRAR MAR


Um dia o poeta disse na canção: - “O sertão vai virar mar”.
E virou mesmo!
Não de água salgada, mas sim de oportunidades, desenvolvimento e progresso.
As obras da ferrovia Transnordestina e a transposição do rio São Francisco estão mudando a paisagem do sertão nordestino e gerando mais de vinte mil empregos diretos e milhares indiretos.
Muitas cidades dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, por onde passarão a ferrovia e os canais da transposição, estão sendo transformadas em verdadeiros canteiros de obra, proporcionando oportunidades nunca antes vistas no sertão.
Muitos loteamentos de terra, hotéis, pousadas, alojamentos, restaurantes, supermercados, farmácias, academias, igrejas, enfim, tudo em construção para atender a “imigração nordestina”.
Sim, o nordestino está voltando pra casa!
A Ferrovia Transnordestina, fará a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões do país interligando todo o sistema ferroviário já existente, e assim alavancando o desenvolvimento de diversos setores, especialmente o gesseiro e o agroindustrial, alem de se integrar ao sistema hidroviário do São Francisco.
As construções dos canais da transposição do Rio São Francisco vão percorrer mais de setecentos quilômetros sertão adentro, fazendo a integração com as bacias hidrográficas do nordeste.
É o progresso chegando para um povo que estava esquecido e vivendo seu legado de sofrimento e agora terá empregos, saúde e a certeza de um futuro melhor.
O sertão está virando um mar!
Um mar de oportunidades nos trilhos da ferrovia e de sustentabilidade nas águas abençoadas do São Francisco.
Essa é a pérola do dia
Pense nisso
Twitter@alcirchiari

8 comentários:

  1. Adorei a matéria. Nós sempre aprendemos com as suas pérolas.
    Parabéns Alcir!

    ResponderExcluir
  2. Já era hora né. O Nordeste precisa de nossa atenção. Uma terra maravilhosa e um povo tbm.
    Até que enfim o governo começou a olhar pra lá.
    Adorei tbm a matéria.

    ResponderExcluir
  3. Nossa já era hora hein...eu nem sabia disso, ta vendo...o seu blog é muita informação e atualização....tadinho do povo nordestino, eles merecem!

    ResponderExcluir
  4. Matéria mto oportuna.
    Parabéns.
    Sempre acompanho seu blog.

    ResponderExcluir
  5. Realmente nas ultimas pesquisas, o nordeste tem crescido num ritmo muito mais acelerado do que o sul, se comparado há alguns anos atrás.
    Isto prova, que lá, ao contrário do que muita gente diz, tem-se oportunidade e emprego.
    Lá podemos constatar que se formam profissionais às vezes muito mais quilificados, pois a incidência de faculdades particulares é bem menor. No Nordeste a maioria se forma pela Federal. Isto eu posso dizer, já que tenho amigos que moram na região.
    O que está faltando é um olhar dos governantes para que comecem a pagar salários mais condizentes aos profissionais.
    E viva o progresso.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o post deixado acima.
    Há muita discriminação com o povo do nordeste. Mas as pessoas se esquecem de que muitas as vezes e várias pesquisas já demonstraram que os profissionais são mais capacitados. Estudam mais, muitas vezes com menos recursos, mas se foram e batalham por um lugar como todo mundo.
    Que o progresso lá continue cada vez mais!!!!!

    ResponderExcluir
  7. É, o nordeste esta sendo mais atrativo para muitos aqui do Sul...principalmente por ter muitas oportunidades de emprego. Eu mesma, conheço vários amigos que se mudaram para lá.

    ResponderExcluir
  8. fuzilaska@hotmail.com10 de abril de 2011 às 20:13

    para ver que o Brasil é um país de "n" oportunidades, independente da região.
    parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir