sábado, 23 de abril de 2011

PÁSCOA

Naquela manhã ensolarada, adentrou na mata, em busca do pé de peroba.
A cada passo que dava era acompanhado pelo movimento de pequenos animais em fuga, pelo esvoaçar e o cantar dos pássaros, pelos raios de sol que desenhavam figuras ao transpor a copa das árvores, pelo cheiro de relva molhada, pela silueta dos arbustos em movimento num balé harmonioso e pela imponência de algumas árvores centenárias.
 Lascou um pedaço da casca do pé de peroba e fez o caminho de volta pela mesma trilha.
Ficou encantando ao encontrar um ninho de passarinhos com dois ovinhos, respirou fundo enchendo os pulmões com ar puro, abriu os braços em agradecimento a Deus e exclamou:
Vida!
De longe avistou sua humilde casa, e a fumaça saindo da chaminé anunciava que o café já estava fumegante e a água borbulhando no fogão à lenha, pronta para receber aquele pedaço de casca de madeira.
A esposa recebeu a casca, e imediatamente ha colocou para ferver junto com os doze ovos de galinha caipira, enquanto os filhos estavam pacientemente esperando sentados ao redor da mesa da cozinha.
Em poucos minutos todos os ovos estavam cozidos e coloridos com a cor avermelhada que soltara da casca de peroba pela fervura da água.
Era dia de páscoa e a tradição sempre foi presentear com ovos coloridos.
Assim reunidos em família, tomaram um delicioso café da manhã e saborearam aqueles ovos, simbolizando a vida e celebrando a ressurreição de Jesus.

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter@alcirchiari      

6 comentários:

  1. OVOS DE CHOCOLATE..."ATUALIDADE"! REALMENTE A TRADIÇÃO DE ANTIGAMENTE ERA COMEMORAR A PÁSCOA COM OVOS DE GALINHA COLORIDOS...PARABÉNS POR RESGATAR A HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. A Páscoa não é só chocolate! Muitos esquecem de seu verdadeiro significado: "A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas".
    Adorei a pérola! Quero ganhar um ovo colorido! hihihi =)

    ResponderExcluir
  3. Hoje, 4:20 hrs. da manhã, acordei e comecei a pensar em sua pérola e em como tecer um comentário a respeito.
    E meus pensamentos me remeteram ao passado onde viviamos uma quarentena de muito respeito e oração.
    E chegavamos à semana santa onde nas sextas-feiras não se podia comer carne, brincar, fazer coisas que nos ensinavam que desagradaria e ofendia a Deus.
    Morando em uma fazenda, sediada em uma cidade pequena, lembro também que em referido dia santo, nossa mãe nos colocava a melhor roupa e nós nos dirigiamos para a cidade e iamos assistir uma das sessões de cinema sobre o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
    Lembro, ainda, que no inicio da fita se tocava aquela musiquinha "Que bonito é..." e se passava lances dos jogos da seleção canarinho.
    Mas o que quero deixar aqui registrado e que em certa altura do filme havia uma cena em que Jesus chega a igreja de seu pai e vê a escadaria toda tomada por comerciantes, ele irado os expulsa dali e diz que ali era um templo de adoração e orações a Deus e por isso não era o local e aquele não era o momento apropriado para tais praticas.
    E, mesmo que seu relato traga consigo a poesia e o relato de como se iniciou a comemoração com ovos da vida e ressurreição de Cristo, e vejo que não é só preocupação minha, vide os outros comentários, em dizer que a páscoa não é só ovos de chocolate.
    Vimos que os citados comerciantes estão ai mais fortes e em versões bem mais modernas, como modernos são os dias atuais!!!
    E penso que se Deus enviasse seu filho hoje talvez não tivesse exito em expulsa-los!
    Enfim...
    Criticas à parte, não podemos deixar de ressaltar que esses momentos também são oportunidades das pessoas de encontrarem e reencontrarem e, acima de tudo se confraternizarem.
    O que não deixa também de ser uma maneira de celebrar a vida de Jesus.
    Portanto, a todos os seres do mundo:
    FELIZ PÁSCOA.
    JAYEUSES FÊTES DE PÂQUES.
    CHAG SAMEACH.
    FELICES PASCUAS.
    GLAD PÁSK.
    GLAEDELIS PÁSKE.
    HAPPY EASTER.
    DIOYENGE FIESSE DI PÁSQUE


    J

    ResponderExcluir
  4. Bela mensagem.
    Páscoa realmente é isso: relembrar a morte e ressurreição de jesus em família.

    ResponderExcluir
  5. Essa mensagem sobre a Páscoa, resume o que deve ser nossas vidas, devemos dar mais valor as coisas simples, antes um simples ovo de galinha colorido gerava uma enorme expectativa, hoje as pessoas acham que Páscoa se resume a um ovo de chocolate e esquecem o verdadeiro significado da data, realmente vamos pensar nisso.

    ResponderExcluir
  6. O MUNDO VIROU UM GRANDE COMÉRCIO, DATAS QUE DEVERIAM SER DE PURA REFLEXAO, APROXIMAÇAO DE AMIGOS, PARENTES SE TORNOU ALVO DO NOSSO CONSUMISMO PURO. QUANDO ERA CRIANÇA(NAO FAZ MUITO TEMPO), GOSTAVAMOS DO NATAL POIS OS PARENTES SE JUNTAVAM PARA CONTAR HISTORIAS E COMPARTILHAR MOMENTOS LEGAIS, NA PASCOA A MESMA COISA, HOJE VEMOS OS SHOPINGS CHEIOS, MERCADOS ABARROTADOS E TODO MUNDO LOUCO PRA DAR UM MIMO DE PRESENTE. QUE SAUDADE ....

    ResponderExcluir