quarta-feira, 14 de setembro de 2011

NOVA VIDA



Amanheceu...
Escolheu a melhor roupa entre as poucas que tinha, vestiu, sentou-se e ficou esperando.
Estava ansioso, feliz e emotivo. Enquanto esperava olhou para a parede e rapidamente um filme passou pela sua cabeça em cada palavra que havia escrito ali.
Cada palavra representava uma fase de sua vida e o estado emocional que estava vivendo.
Desespero, medo, adaptação, sobrevivência, convivência, aprendizado e reabilitação.
Levantou-se e calmamente escreveu a última palavra que faltava naquele espaço, soletrando-a; enquanto o encarregado, que não tinha cara de bons amigos, o esperava.
·         Vamos, chegou sua hora!
Deu uma última olhada para aquele ambiente e saiu.
O corredor era imenso, quase interminável e, o barulho ensurdecedor provocado pelos gritos, palmas e golpes nas ferragens. Esse mesmo barulho que um dia foi ameaçador e provocou muito desespero e medo, agora arrancavam sorrisos fáceis em sua face.
A cada passo uma lembrança: soube adaptar-se rapidamente para sobreviver àquele ambiente hostil. A cada rosto uma história: fez amigos, aconselhou e foi aconselhado, aprendeu, conviveu e tornou-se uma pessoa melhor.
Estava emocionado; em meio aos sorrisos também escorriam muitas lágrimas pelo seu rosto, a voz estava embargada e o corpo trêmulo.
Finalmente chegou ao enorme portão que se abriu lentamente.
Deu poucos passos à frente e olhou para trás, viu o portão se fechar às suas costas, definitivamente estava fora daquela “espelunca”.
Andou um pouco mais, para que pudesse ter uma visão mais abrangente do todo. Ficou algum tempo olhando e pensando:
·         Essa é minha nova vida!
Gritou de alegria com todas as suas forças, repetindo várias vezes aquela mesma palavra que a pouco havia escrito na parede da cela que vivera por quase vinte anos:
·         LIBERDADE, LIBERDADE, LIBERDADE!

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

13 comentários:

  1. É. Não deve ser nada fácil estar num lugar desses...por vinte anos então...acho que é de enlouquecer qualquer um!

    ResponderExcluir
  2. Que triste deve ser a vida de quem passa por isso, vendo a vida passar sem poder fazer nada!!
    Mas cada um escolhe seu destino....

    ResponderExcluir
  3. Muito bem ilustrada a história.
    Mostra que somos obrigados a colher aquilo que plantamos no passado. Se tem um ditado certo, é este, com certeza!

    ResponderExcluir
  4. A liberdade é um dos valores mais importante e precioso de nossas vidas.
    O homem não poderia ter escolhido castigo maior a alguém que comete um erro e que vá contra às leis e normas que norteiam a sua convivência pacifica e harmoniosa dentro de uma sociedade!
    Esse tema é ótimo pois temos a possibilidade de discutir entre os blogueiros duas, que acredito, sejam das maiores atrocidades e privação da liberdade na historia da humanidade: O holocausto e escravidão do homem.
    Não acho que essa privação de liberdade tenha acabado nos dias de hoje, pois, o povo negro até hoje paga o preço por ter sido escravizado e as ideias nazistas ainda norteiam a mente e os atos de muitos jovens por esse mundo afora.
    Ganhar a liberdade de um sistema de detenção creio seja renascer, mas, fica a pergunta:
    Para uma pessoa que passou vinte anos de sua vida dentro de uma prisão, melhor morar lá dentro ou ganhar a liberdade e voltar a conviver novamente com uma sociedade e com um sistema, também, extremamente cruel?
    Lá pelo menos suas (necessidades) são supridas por nós, cidadãos de bem.
    (Ironia da vida)
    Eis, também, a nossa oportunidade de lançar um protesto à aquelas pessoas que de algum forma tira a liberdade de outra pessoa e àqueles que faz pior, tira a liberdades dos animais que estão nesse mundo colaborando com a evolução das coisas, alegrando e colorindo nossa existência.

    "Liberdade não é meramente tirar as correntes de alguém, mas sim viver de uma forma que respeita e aumenta a liberdade dos outros." - Nelson Mandela

    "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência." [Ghandi]

    ResponderExcluir
  5. E agora ele terá que enfrentar um "novo mundo"m pois ficou ausente por tanto tempo. Agora é a fase da reciclagem e busca de oportunidade.

    ResponderExcluir
  6. O difícil é achar oportunidades para quem ficou tanto tempo no "vazio"...mas SEMPRE é tempo de RECOMEÇAR...

    ResponderExcluir
  7. RECOMEÇAR....e não olhar para trás e nem cometer os mesmos erros que o fizeram "cair"!!!

    ResponderExcluir
  8. Dependendo da situação é dificil pensar em como recomeçar, mas a VIDA (e só existe uma) é uma prova de que estamos VIVENDO e não apenas "existindo", como muitos por aí...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Alcir! Voltei! Minha vida estava uma correria, mas vim dar uma olhada no seu Blog!
    Adoro suas pérolas!

    Essa é em questão, é bem reflexiva!

    Parabéns sempre!

    ResponderExcluir
  10. Recomeçar é preciso...Não importa no ponto que você parou, o importante é saber que o passado, ficou, o presente é o que temos...e o futuro...é incerto!!!

    ResponderExcluir
  11. recomeçar é preciso todo dia
    voltei

    ResponderExcluir
  12. Todos os dias incessantementes precisamos recomeçar....afinal, a busca da felicidade é uma constante, é um meio...e não um fim!!!

    ResponderExcluir
  13. Na verdade, na vida, nos colocamos onde queremos estar...e se estamos "menos" do que gostaríamos, pode ser que está faltando correr mais atrás....

    ResponderExcluir