segunda-feira, 26 de setembro de 2011

MINHA SOMBRA E EU



Final da tarde fomos caminhar nas margens do Lago Igapó.
Além de cuidar da saúde, a caminhada é uma boa oportunidade de espairecer, distrair-se e esvaziar a cabeça de preocupações.
Eu e minha companheira, a sombra, caminhávamos no sentido contrário ao por do sol, e curiosamente ela se movia conforme contornávamos as margens sinuosas do lago, ora para a esquerda subindo no barranco, ora para a direita e na maior parte do tempo à minha frente.
Cabeça livre de pensamentos e aberta para captar informações, conforme caminhávamos, involuntariamente fomos participando parcialmente das conversas alheias.
Em direção oposta, cruzamos com dois senhores, e o trabalho era o assunto, imediatamente me lembrei dos orçamentos, metas, vendas e contas a receber.
Ora, vim caminhar exatamente para esquecer um pouco dos problemas do trabalho, mas instintivamente ele insiste em fazer parte dessa caminhada.
Amor foi a palavra que ouvimos de um casal de namorados que nos ultrapassou correndo aos trotes. Lembrei-me que com o passar do tempo o amor ganha um formato muito mais abrangente que é a cumplicidade.
Minha sombra e eu chegamos a encher a boca d'água quando ouvimos:
·         Costelinha de porco com mandioca.
Óbvio que nessas caminhadas um dos assuntos prediletos é comida e culinária, e coincidentemente o assunto partira de duas mulheres aparentemente com algum grau de parentesco, e digamos que estavam um pouco fora de forma, eufemismo de muito acima do peso.
Futebol e política também nortearam nossa caminhada.
Pelo jeito minha sombra estava ficando cansada, pois estava cada vez mais fraca, reflexo do final do entardecer.
Distraído, pisei no cocô de um cachorro, só eu me dei mal, com certeza ela ficou rindo de mim!
Um grupo cruza conosco em passos acelerados e alguém comenta estar cansado, imediatamente parece que meu cérebro fez a leitura dessa pérola e percebo que já estou ofegante.
Minha sombra, onde está? Cansada, se foi juntamente com o sol!
É hora de voltar para casa, e agradecer a Deus por mais essa oportunidade que nos proporcionou nesse entardecer no Lago Igapó. Bem que poderia ter costelinha de porco com mandioca para o jantar – pensei.
Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

8 comentários:

  1. É verdade o que diz na pérola...quando caminhamos rápido só pegamos as ultimas palavras das pessoas passam ao nosso lado e por vezes ficamos imaginando o que aquilo poderia significar kkkkkk. E complementando, as vezes nossa própria sombra é também a nossa melhor companhia....

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a Liz , nossa sombra é nossa melhor companhia as vezes.

    PARABENS PELA MATERIA!

    ResponderExcluir
  3. muita boa a matéria...caminhada no lago é um belo passeio, além de ótimo exercício...

    ResponderExcluir
  4. São nesses breves momentos com a nossa sombra que podemos refletir a vida e nos deliciar com nossos próprios pensamentos, e ainda que vazios, são só nossos...

    ResponderExcluir
  5. Com certeza as vezes, só o que precisamos é da companhia de nossa sombra...ela nos compreende, está sempre conosco e o melhor...não profere nenhuma opinião rsrsrs...muito bacana a pérola Alcir...e como é engraçado esses momentos em que as pessoas passam por nós e pegamos uma unica palavrinha que nos despertam uma tremenda curiosidade...

    ResponderExcluir
  6. Como é bom um momento livre com nós mesmos, para colocar as idéias no lugar...uma caminhada é um ótimo momento para isso....

    ResponderExcluir
  7. hehehehe Em uma caminhada, é mais ou menos isso que se passa..."além de cuidar da saúde, é uma boa oportunidade de espairecer, distrair-se e esvaziar a cabeça de preocupações". Além de "pegar no ar" ideias e vontades...rs... =)

    ResponderExcluir
  8. Excelente matéria, adorei o enredo...parabéns Alcir.....todos nós deveríamos passar mais tempo com nossa própria companhia...faz bem!!

    ResponderExcluir