Houve um tempo em que na semana do sete de setembro, Independência do Brasil, todas as escolas nos ensinavam a ter atitudes e comportamentos voltados para o patriotismo.
Diariamente hasteávamos a bandeira, cantávamos o hino nacional, interpretávamos a letra do hino nas salas de aula e ainda usávamos uma fitinha verde e amarela em forma de “V” invertido presa com alfinete na camisa do lado esquerdo do peito, durante toda a semana.
No dia 7 de setembro participávamos do desfile da Independência.
Coincidentemente esse período de maior patriotismo foi durante o regime militar, de 1964 a 1984, e com o passar dos anos, essa obrigatoriedade escolar foi mudando e hoje é raro ver ações comemorativas durante a semana da Pátria.
Felizmente ainda resta esperança, meus dois filhos de nove e seis anos trouxeram da escola as fitinhas verde e amarela presas com um alfinete para usar durante esta semana.
Essa obrigatoriedade da época do regime militar bem que poderia voltar para que as crianças de hoje aprendam um pouco mais de civismo, cidadania e amor à Pátria.
Brasil, ame-o ou deixe-o!
A frase é velha, mas a necessidade é nova.
Essa é a Pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari
Matéria da Folha de Londrina, hoje 07/09 no CARTAS.
ResponderExcluirHuumm metido....saiu na Folha é? Parabéns pai, bons tempos aqueles na escola quando cantávamos o hino nacional a semana inteira e tínhamos orgulho de nossa pátria. A pátria continua a mesma, linda como sempre, mas os governantes....ixe, esses nem tanto!!!
ResponderExcluirParabéns Alcir. Bela matéria. Talvez fosse importante lembrar que a pátria deve ser lembrada todos os dias e não só em 07 de setembro!
ResponderExcluirAi que saudade do meu tempo de escola! hehehe
ResponderExcluirEu já ajudei hastear a bandeira!
E infelizmente, já não vemos esse patriotismo nos dias atuais.
Li essa matéria no JL, Parabéns Alcir, muito oportuna.
ResponderExcluirComo eu disse, voce está ficando famoso.
ResponderExcluirMas é verdade,nos meus tempos de escola,a gente aprendia muito sobre patriotismo, ficava ensaiando mais de um mês, para desfilar no dia 7 de setembro, ainda tinha que desfilar marchando.Hasteava a bandeira e ecantava o Hino Nacional, as crianças de hoje nem sabe a letra do nosso Hino, muito menos o autor, e pessoalmente acho o nosso Hino o mais lindo de todas as nações, tanto a música, quanto a letra. Educação Cívica se aprende na escola.
gostei....isso mesmo, hoje fiquei observando as crianças desfilando, fiquei muito triste por ver a falta de respeito pela nossa bandeira e pelo nosso Hino Nacional, no momento do hino pessoas conversando, e sem falar nas crianças e adolescentes todos desalinhados na fila e conversando sem parar.... será que as escolas não estao fazendo o seu papel.
ResponderExcluirBRASIL!!!!!!!!
ResponderExcluirAmor, sempre!!!!
Deixa-lo, jamais.
Acho que nem hino nacional nãose canta mais nas escolas, patriotismo?............cada vez mais enfraquecido. É uma pena!
ResponderExcluir