Um grupo de jovens na mesa ao lado pediu minha ajuda para “eternizar” aquele momento da turma na lanchonete.
Através de um celular de última geração que um deles me passou, efetuei a desejada foto, após um curso intensivo de alguns minutos do dono do aparelho.
Imediatamente outro rapaz com o notebook aberto puxou um fio para conexão e postou a foto no facebook.
Todos riam, a alegria era contagiante, vibravam a cada comentário de terceiros que aparecia na tela do computador.
O garçom da lanchonete com a caderneta na mão esperava pacientemente para anotar os pedidos do grupo, mas isso parecia ser apenas um detalhe sem importância para eles.
Havia três garotas em outra mesa; uma acessava um tablet, outra falava em um celular e uma terceira rolava a barra acessando os e-mails em seu blackberry.
Observei outras mesas e a cena se repetia.
Sentados ou em pé, entrando ou saindo da lanchonete, todos estavam conectados eletronicamente vivendo emoções do mundo virtual.
Acabei ouvindo involuntariamente a conversa de outro grupo à minha direita onde uma garota reclamava ao possível pretendente e outros casais que, precisava urgentemente atualizar as páginas do facebook para ver as postagens, pois só havia acessado o twitter até aquele momento e estava curiosa. Fez uma brincadeira dizendo que para ela, era como uma necessidade fisiológica. Não satisfeita, chamou o garçom para perguntar se ali não havia um computador para os clientes acessarem.
Para minha surpresa e conhecimento a resposta foi afirmativa: - dois, mas estão ocupados por outros clientes e já tem gente na fila – disse!
Pedi mais um chopp e continuei observando; por incrível que pareça um grupo estava conectado com outro há algumas mesas de distância apenas. Não era melhor e mais saudável sentarem juntos, desligarem os aparelhos, trocarem idéias e conhecimentos, expor todo seu conteúdo – pensei!
Conteúdo?
Ora, isso é coisa do passado, acertei a conta e fui embora antes que saísse dali convencido que o errado era eu.
Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari