É característica do ser humano fazer comparações entre as pessoas e em relação a si mesmo, principalmente quanto ao comportamento e as conquistas realizadas.
Condições financeiras, físicas, pessoais, postura, costumes, popularidade, enfim tudo é motivo de comparação.
Quanto mais o indivíduo acumula sucessos, mais vai tornado-se referência a ser seguida.
São pessoas admiradas e muitas vezes invejadas.
Perto dessas pessoas, nos sentimos “inferiorizados” em relação as suas conquistas.
Mas nada como um dia atrás do outro, e como num toque de mágica, a casa cai.
A pessoa a quem víamos como uma referência positiva de conduta e postura, digna de admiração, acaba envolvida em atos ilícitos e desvio de comportamento.
Pronto, já não é mais admirada por ninguém e ainda passou a ser referência negativa.
Isso é o suficiente para cairmos na realidade e percebermos que nossa “vidinha” simples, e sem glamour não é tão ruim assim.
Afinal, podemos andar de cabeça em pé e freqüentar os estabelecimentos que quisermos sem ser motivo de comentários ou fofocas.
E quanto vale isso?
O preço da paz de espírito!
Não devemos nada para ninguém, nosso comportamento e nossa postura não nos limita a nada, não precisamos andar cabisbaixos com vergonha de encarar a sociedade.
Ser um indivíduo de sucesso é muito positivo, desde que essa conquista seja através de um comportamento ilibado.
Caso contrário, um dia a casa cai.
Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari
Isso ocorre de verdade, comigo inclusive....me policio pra que esse sentimento não se torne inveja,sou um ser humano, acho que isso é até uma desculpa pra justificar sentimentos escuros inerentes a pessoa humana, por hora fico contente com o sucesso dos outros,afinal muitos crescem pelos seus esforços sem pra que isso precisem passar por cima de alguém, mas parece que pra gente demora alcançar esse tal do sucesso não é?
ResponderExcluir"Ninguém é o que parece ou o que aparece.
ResponderExcluirO essencial não há quem enxergue.
Todo mundo é só a ponta do seu iceberg."
Luís Fernando Veríssimo
"Muitas vezes as pessoas são egocêntricas,
ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo! Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo! Se você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo! Se você é bondoso e franco poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo! O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra. Construa assim mesmo! Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo! O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo! Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo! Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!"
Madre Teresa de Calcutá
É...
Viver não é facil!
E viver e interagir com os outros é pior ainda!!!
E, talvez, não precissemos andar com vergonha e cabeça baixa mas, se nosso comportamento e conduta for de um "Fernandinho Beira-mar & cia. com certeza teremos limitações.
É verdade. Andar de cabeça erguida, não tem preço. Mais vale uma vida "simples" e digna do que acumulos de riquezas a um preço "alto".
ResponderExcluirÉéé...para aquelas pessoas que não agem corretamente...certamente um dia A CASA CAI!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirE outro ditado que gosto bastante é: nada como um dia após o outro...é aquilo, tudo o que a pessoa faz aqui, ela paga aqui em terra mesmo! Tá aí uma certeza que eu tenho, pois já vi com várias pessoas e isto acontecer! Então, tomemos cuidado para o que fazemos para os outros...se for coisa boa, ótimo, mas se não...é melhor repensar!
Muito oportuna a matéria. Tem gente que é especialista em cuidar da vida alheia e ficar invejando o sucesso e as conquistas de outrem. Mas pessoas assim, nunca conseguem sair do lugar, pois só sabem prestar atenção nos outros.
ResponderExcluirE esse negócio de subir na vida a qualquer custo, nem sempre sai tão barato assim. Muitas vezes, o preço do sucesso é justamente a perda (as vezes total) da paz!!!
Gostei tbm mto da matéria. Devemos nos concentrar no nosso e deixar os outros.
ResponderExcluirE tudo que se faz aqui paga aqui. Também concordo com esse ditado.
alcir gostei muito da sua materia depois eu vejo mas tarde
ResponderExcluircomo ninguém é perfeito, sempre procuro observar as qualidades que uma pessoa á qual admiro, mas não deixo de observar os defeitos para não cometer os mesmos erros.
ResponderExcluirTemos sim que sempre conseguir enxergar as principais qualidades de uma pessoa para se espelhar nela, mas deus o livre tem gente que parece ser impossível enxergar qualidades....
ResponderExcluirBoa pérola!
ResponderExcluir