sexta-feira, 13 de maio de 2011

GELADEIRA VAZIA


No Brasil, mais de 16 milhões de habitantes (8,5 % da população) vivem abaixo da linha da pobreza e passam fome, dos quais mais de 9 milhões estão na região nordeste.
A referência mundial para essa análise é de 1(um) dólar por dia por pessoa como linha de indigência e de 2 (dois) dólares como linha de pobreza.
Portanto esse povo sofrido vive com menos de dois dólares por dia, e como conseqüência, nunca fazem três refeições, esporadicamente fazem duas e normalmente fazem uma ou nenhuma refeição por dia.
Portanto a geladeira está sempre vazia!
Em contrapartida, aqueles que tem poder aquisitivo não a enchem, pois foram reprovados pelos resultados dos exames de rotina.
O hemograma apresenta algumas alterações, o colesterol está “nas alturas”, o nível elevado de triglicerídeos foi influência da diabetes não controlada e a pressão não anda lá “aquelas coisas”.
Ao médico não resta alternativa a recomendar:
·  Dieta!
Vivemos portanto um contra-senso, pois quem tem condições para abarrotar a geladeira de alimentos não faz por impedimentos das dietas e quem gostaria de fazer, não faz por falta de recursos, vive abaixo da linha da pobreza.
Como conclusão:
·  Geladeira vazia!
Acabar com a pobreza é um dos desafios dos nossos governantes, mas cuidar da saúde também tem que ser.
Dos 190 milhões de habitantes no Brasil, apenas 40 milhões tem planos de saúde, portanto os 150 milhões restantes “são atendidos” pelo SUS ou a Deus dará.
Alguns morrem como conseqüência da fome, outros pelo desconhecimento da saúde.

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

4 comentários:

  1. A maioria com certeza fica a Deus dará, porque SUS
    só por Deus também.
    Enquanto a geladeira está vazia, o bolso dos políticos estão cada vez mais cheios. SAÚDE E pobreza ELES nem sabem o que é isso.

    ResponderExcluir
  2. Nós ficamos sem saber o que é pior:
    Ter os cofres cheios e poder encher a geladeira quando quer, mesmo que isso signifique contrariar seu médico e os possiveis diagnosticos de doenças ou, a total pobreza que priva o homem de se alimentar decentemente?
    Com certeza a segunda hipotese é pior!!!
    A fome tambem trás consigo as doenças e outras mazelas as quais a falta de riqueza não supre.

    DADOS DA NET.

    "No mundo cerca de 100 milhões de pessoas estão sem teto; existem 1 bilhão de analfabetos; 1,1 bilhão de pessoas vivem na pobreza, destas, 630 milhões são extremamente pobres, com renda percapta anual bem menor que 275 dólares; 1,5 bilhão de pessoas sem água potável; 1 bilhão de pessoas passando fome;150 milhões de crianças subnutridas com menos de 5 anos (uma para cada três no mundo); 12,9 milhões de crianças morrem a cada ano antes dos seus 5 anos de vida.

    No Brasil, os 10% mais ricos detêm quase toda a renda nacional.

    As causas naturais para justificar a fome são: clima; seca; inundações; terremotos; as pragas de insetos e as enfermidades das plantas.

    E ainda podemos contar com as causas humanas como a instabilidade política; ineficácia e má administração dos recursos naturais; a guerra; os conflitos civis; o difícil acesso aos meios de produção pelos trabalhadores rurais, pelos sem-terras ou pela população em geral; as invasões; o deficiente planejamento agrícola; a injusta e antidemocrática estrutura fundiária, marcada pela concentração da propriedade das terras nas mãos de poucos; o contraste na concentração da renda e da terra num mundo subdesenvolvido; a influência das transnacionais de alimentos na produção agrícola e nos hábitos alimentares das populações de Terceiro Mundo; a utilização da "diplomacia dos alimentos" como arma nas relações entre os países; a relação entre a dívida externa do Terceiro Mundo e a deteriorização cada vez mais elevada do seu nível alimentar e a relação entre cultura e alimentação."

    Fome - a tragédia nacional

    "Uma tragédia a conta-gotas, dispersa, silenciosa, escondida nos rincões e nas periferias. Tão escondida que o Brasil que come não enxerga o Brasil faminto e aí a fome vira só número, estatística, como se o número não trouxesse junto com ele, dramas, histórias, nomes."
    "O Brasil não é um País pobre. É sim um País muito rico. Rico pela produção e pela própria natureza. Mas é um País desigual e injusto, com um mar de pobres e miseráveis que cercam ilhas de acumulação, luxuria e esbanjamento. A desigualdade é a única questão que se mantém estável ao longo da história brasileira. Essa realidade resulta da intensa falta de eqüidade na distribuição da renda e nas oportunidades da inclusão social e econômica. Não é suficiente insistir, apenas, no crescimento econômico para erradicar a fome. O combate à fome e à pobreza é uma exigência ética."

    Nesse país já esta provado que encanto deixarmos as soluções dos nossos problemas nas mãos dos politicos não teremos educação, segurança, saúde, entre outros quesitos básicos, de qualidade.
    A questão saúde, dispensa comentário, é só ver nos noticiários e se tem a real situação do problema.
    No Brasil e no mundo se tem tantos exemplos que deram e dão certo até hoje e que poderiam ser incentivados pelos governantes, de forma permanente, para minimizar e até mesmo resolver, não só o problema da fome, mas de outros problemas da raça humana:
    - Natal sem fome (BETINHO - IRMÃO DO CARTUNISTA HENFIL)
    - Pastoral da criança (Dr. Zilda Arns)
    - Criança Esperança (Unicef - Globo - Didi Mocó)
    - Nas grandes catastrofes a união dos povos e suas doações para ajudar os necessitados.
    Nos parece que aos ABASTADOS só interessa fazer dieta de humildade, humanidade, respeito, amor ao proximo e aos POBRES a dureza da fome, o amargor da indiferença e a certeza da GELADEIRA VAZIA.

    "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome."

    Mahatma Gandhi

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente é mais uma realidade do nosso mundo.

    ResponderExcluir
  4. fuzilaska@hotmail.com15 de maio de 2011 às 20:44

    fome mundial só resolverá com uma melhor distribuição e nem tanto com maior proutividade, quanto baixar triglicerides e colesterol..............deixa pra ´lá, ...................vou acender a churrasqueira!!!!!!!!!

    ResponderExcluir