domingo, 22 de maio de 2011

A CULPA É DO CHINELO


Calçado muito utilizado em dias quentes; como traje doméstico; de banhistas, na praia ou nas piscinas e complementando o pijama na hora de dormir, o chinelo é um grande parceiro para o encerramento de um longo dia de trabalho.
Não deformar, não soltar as tiras, não ter cheiro, dar conforto e relaxamento para os pés, são características exploradas como marketing pelas fabricantes, mas acrescento mais duas funções muito importantes para ele:
  • Corrigir e educar
Houve um tempo, antes dos direitos humanos e do estatuto da criança e adolescente (13/07/90) que uma única chinelada bem dada nas nádegas ajudava, e muito, a corrigir e educar os filhos com mau comportamento.
Bastava uma dessas, pois na próxima, apenas o ato de levantar o calçado na mão e apontá-lo, já colocava as coisas em ordem.
Não estamos falando aqui de exageros e sim em impor o devido respeito, mesmo que seja pelo medo da chinelada.
Aliás, nunca vi ninguém morrer por causa disso.
Na bíblia diz:
  • “Não retires a disciplina da criança, porque se a fustigares com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás, e livrarás a sua alma do inferno” (Prov 23: 13-14).
Hoje tudo mudou, tem que ser na conversa e no afago e, se levantar um chinelo na mão, corre-se o risco de ser preso por delação dos próprios filhos.
O estilo de educar mudou e as crianças como estão?
Educadas, comportadas e com perfil de futuros cidadãos honrados e descentes?
Não!
O que estamos vendo por aí, são crianças manipuladas ou não, se drogando, amedrontando, roubando, assaltando e matando por motivos fúteis.
O chinelo que um dia esteve nas mãos dos pais para educar e corrigir, agora é esquecido na rua por algum “pé de chinelo” ao fugir da polícia, no canto da cela de uma penitenciaria qualquer ou em casas de recuperação.
Vamos culpar quem por isso tudo?
O governo, que fecha os olhos para o caos; a polícia, que não protege os cidadãos por falta de contingente; aos políticos, que só tem tempo para o lobby particular; a sociedade, que acredita no estatuto da criança e do adolescente ou a nós, que não damos a devida educação em nossas casas?
A culpa é do chinelo!

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

6 comentários:

  1. vale mais o chinelo em casa do que o "abraço" na rua.
    Boa PÉROLA!

    ResponderExcluir
  2. As crianças de 0 a 10 anos precisam ser muito bem educadas, pois é nesta durante esta fase que está criando o seu caráter e isso certamente influenciará em sua personalidade e no comportamento futuro (essa informação é baseada em estudos psicopedagógicos). As crianças e adolescentes estão cercadas de excessos de informações por todos os lados, e na maioria das vezes, má-informações e muitas delas podem levar a caminhos desastrosos. Hoje o que vemos são crianças e adolescentes sem compromisso com o futuro, e com mentalidades mundanas, por isso, enjoam muito rápido das coisas e constumam não valorizar o que tem. A culpa são dos pais? Talvez. Se exagerassem menos nos mimos, se afrouxassem menos na educação, esse futuro poderia ser diferente.
    Vejo muitos adolescentes e jovens sem perspectivas de vida, sem vontade de estudar, trabalhar, correr atrás do que é seu, só pensam em usufruir do que os pais até então, por conta de seus esforços e muito trabalho, conquistaram!!!
    Os filhos que seguiram o caminho do bem e que trabalham, cuidam de suas vidas e na medida do possível, não dão trabalho, merecem o orgulho dos pais, que então os criaram e hoje são recompensados por todo investimento afetivo e material que deram (afinal, filhos sempre serão uma eterna preocupaçao).
    Eduquem seus filhos, para que no futuro, possam agradecer por ver que eles não se enveredaram por outros caminhos....
    "Pensem nisso"

    ResponderExcluir
  3. fuzilaska@hotmail.com23 de maio de 2011 às 13:12

    vale lembrar da cinta também!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que se os pais tem condições eles devem mesmo ajudar seus filhos. A vida é uma só. E família e filhos são os bens mais importantes que temos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não há surpresas se colocarmos realmente a culpa de toda essa falta de educação familiar de nossas crianças nos chinelos!!
    A situação é sempre muito cômoda quando colocamos a culpa de algum ato falho nosso em algo ou alguem!
    Nunca temos tempo para párar e analisar, refletir que as mudanças sociais de hoje estão mudando os nossos comportamentos.
    E essas mudanças a meu ver, já que se fala em educação pela familia, esta nos levando a um caos total.
    E a coisa fica pior quando o estado, na pessoa de nossos legisladores, no afã de combater a barbárie, ele invade a relaçao privada das familias.
    Legisla sobre assuntos que não tem o conhecimento profundo e quer punir pais que dá uma chinelada no filho, depois de ter chamado muitas vezes sua atenção por algo que não esta correto.
    Sou contrário a citada barbárie!!
    Favoravel a linha de pensamento que diz que "QUEM BATE EDUCA" e que "NÃO DÁ PARA EDUCAR SÓ COM ARGUMENTOS"!!!
    A palavra de ordem é: TEMPERANÇA, dosar no ponto certo.
    Todos devemos ter limites, saber até onde podemos ir e, que não venha o estado querer educar dentro de nossas casas os nossos filhos.
    Já prestam um pessimo serviço nas escolas e na administração da coisa publica.
    E aos pais que deem maior prioridade ao afetivo e menos ao material.
    Só assim se sentiram menos culpados por serem ausentes de seus filhos e cumprirão seu papel de educador.
    Vamos nos preocupar em produzir bons filhos para deixar a esse mundo e não o contrário.
    Se a coisa continuar nesse caminho não sei se teremos os dois por muito mais tempo!!
    E quanto ao chinelo que não se torne o vilão dessa história mas que continue galgando as várias classes sociais e que assim como no principio calçava os pés empoeirados e com calos dos homens da roça e pessoas mais humildes eles possam calçar e enfeitar pezinhos de princesa como os da cantora Sandy e celebridades global.
    Eles custavam R$ 5,00 e hoje não saem por menos de R$ 15,00.
    É a força do marketing!

    É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.
    Coelho neto

    E, querem saber de uma mulher de verdade, cabra macho lá do Rio Grande do Norte?
    Assistam ao video da: PROFESSORA AMANDA GURGEL.

    ResponderExcluir
  6. A educação dos adolescentes hoje, realmente é diferente da dos meus pais e avós. Acho que uma chinelada ajuda na educação, claro que não exageradamente. Rs!

    ResponderExcluir