terça-feira, 26 de outubro de 2010

E AÍ AMIGÃO?


Atualmente os vínculos afetivos entre superiores e subordinados são muito comuns, bem ao contrário do que há um tempo, onde ser amigo do “chefe” era sinônimo de “puxa saco” e equivalia a viver sob suspeita de um possível favorecimento, portanto totalmente desaconselhável.
Ora, se as ações profissionais são de cooperação, confiança e companheirismo, a amizade não envolve interesses equivalentes?
Porque não ter esse nível de relacionamento e cultivar uma boa amizade?
Infelizmente nem todo “chefe” (melhor seria líder) e nem todo subordinado são merecedores de tal envolvimento, nesse caso basta à relação profissional.
Imaginou um colaborador chamar o chefe de amigão?
Para o chefe isso seria uma satisfação imensa, pois esse ato seria uma aprovação a sua pessoa, a sua conduta e a sua gestão (mesmo que rigorosa).
Seria o mesmo que dizer:
- sou seu fã, me espelho em você e admiro suas iniciativas.
Em contra partida o colaborador estaria demonstrando ser uma pessoa extremamente admirável, respeitosa e agradável.
Estaria sendo superior, não se preocupando com comentários medíocres de terceiros.
Que bom poder dizer:

- e aí amigão?

Sinal que o ambiente é de paz e a relação é ganha ganha, onde não se confunde hierarquia com anarquia.
O respeito e o aprendizado são mútuos.
Ambos querem o bem um do outro.
Se você tem o prazer de chamar seu chefe ou subordinado de amigão, provavelmente estão na mesma sintonia e se complementando profissionalmente.
Nesse nível, o chefe é na verdade um grande líder e o subordinado um futuro líder.
São diferenciais!

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
twitter @alcirchiari

5 comentários:

  1. Amizade...tão bom em qualquer situação...trabalho, escola, família...torna qualquer relação, melhor e mais forte! Nos faz bem! =)

    ResponderExcluir
  2. Sera possivel?
    Parabens pela material, gestao de pessoas o grande trunfo da decada.

    ResponderExcluir
  3. Gosto do genero de suas materias bastante ecletico.
    Sou seu fã, prefiro nao me identificar para nao ser chamado de puxa-saco.
    espero que compreenda.

    ResponderExcluir
  4. Ora, ora quanto mais próximo de seus colaboradores dado as devidas proporções é claro, contribui e muito para o desempenho profissional, tanto do chefe como do liderado.

    Muito oportuna essa matéria, muito parabéns q fala.

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma maneira muito legal de lidar com pessoas, pois as deixam expressar suas ideias (claro que com devido respeito à autoridade do gestor) e o dia-a-dia no trabalho fica muito mais harmonioso e agradável, pois se vc consegue chamar seu chefe (lider) de amigão, fica muito mais fácil conversar e até mesmo poder pedir um conselho a ele...temos que deixar de ser medíocres e expressar nossos sentimentos às pessoas merecedoras dos mesmos...
    Gostei muito da matéria.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir