terça-feira, 7 de setembro de 2010

UM MAU LIDER É MELHOR QUE UM BOM CHEFE

Quem tem chefe é índio!

Você não precisa ser convocado para uma reunião, com algum sinal de fumaça no ar ou com a dança da chuva pra perceber que o seu gestor é um chefe e não um líder.
O chefe adora salas de reuniões, sente-se importante convocando os colaboradores pra mostrar superioridade, e normalmente convoca todos os setores mesmo que o assunto seja especifico de alguma área.

Transforma pingo d’água em tempestade, só para presidir mais uma reunião.

Normalmente são improdutivas com assuntos banais que nada vão agregar em resultado nem para a empresa e nem para os colaboradores, raras são as ocasiões onde realmente caberia uma reunião.

O objetivo é satisfazer o próprio ego, mostrar quem manda no pedaço, quem tem o poder, quem é que da as cartas.

O motivo pode ter sido algum acontecimento indevido causado por um colaborador, mas todos terão que ouvir o discurso em forma de acusação, onde parte-se do principio que todos são culpados, mas o recado é direto para um deles que normalmente se acusa só pelo semblante e cabeça baixa, mas atinge a todos, culpado ou não.

É uma metralhadora giratória!

Esse é o momento do triunfo do chefe.

Deu a lição em um e ainda botou medo nos demais, um verdadeiro manjar dos Deuses para ele se deliciar.

Ganhou o dia, e perdeu mais um pouco de conceito em relação a sua competência e sua capacidade de gestão de pessoas perante todos os colaboradores.

O líder já não é chegado em reuniões, não gosta de perder tempo com a improdutividade, esta focado em gestão de pessoas e resultados.

Ate porque sabe que os resultados dessas reuniões são mínimos, improdutivos e desgastantes.

Porem, se a ocasião necessita de uma reunião, ele com certeza fará, de forma clara, rápida, objetiva e direta, com os colaboradores envolvidos no assunto e ninguém mais.

Alguém precisa ser corrigido?

Com certeza será, mas de forma individual e privada, sem exposições.

O chefe é daqueles gestores que na ocasião de um evento, todos os colaboradores em nível de encarregado e supervisores são obrigados a participar e as auxiliares bonitas também, são o atrativo, afinal de contas os clientes gostam de ver mulher bonita.
O líder convoca apenas os envolvidos diretos da área especifica que é o tema do evento, os demais são apenas convidados, mas não obrigados a participar.

Independe de ser homem ou mulher, feia ou bonita.
O chefe muito pouco tem a agregar com inovações, estratégias, exemplos práticos de conquistas junto aos clientes e morre de medo da competência de quem esta subordinado a ele.

Procura sempre diminuir as capacidades, o mérito das conquistas dos

colaboradores.

Evita comentar com seus superiores quem são seus colaboradores em destaque, suas qualidades, suas idéias, suas desenvolturas, seus diferenciais.

Tem medo da competência alheia e da possível concorrência.

Com isso muitos colaboradores acabam se desligando da empresa, estão infelizes, e sem perspectivas, vão em busca de ambientes mais saudáveis e produtivos, onde possam desenvolver suas habilidades e reconhecimento.

O líder esta sempre a frente dos maiores desafios e negociações com os clientes de maior potencial, usa sua desenvoltura para fechar negócios e agregar valor. Através de sua ação acaba servindo de exemplo a seus colaboradores, é um mestre.

É inovador e estrategista.

Não teme as competências!

Ao contrario, procura evidenciá-las junto aos superiores, pois sabe que quanto mais destacar seus colaboradores, mais estará em destaque.

Dificilmente perde um colaborador para o mercado, estão felizes, sentem-se valorizados e estão cheios de perspectivas positivas.

O chefe usa sempre aquele chavão:

“eu ganhei, nós empatamos, você perdeu”

Quando o evento teve sucesso foi idéia dele, quando foi razoável a parte positiva foi dele, a ruim não.

E quando houve um insucesso total, algum colaborador foi o culpado.

O líder usa outro chavão:

“eu não sou insubstituível”

Procura sempre dividir os méritos com os colaboradores.

Muitas vezes, atribui exclusivamente a eles essas conquistas, exatamente para que se sintam valorizados e motivados.

Não se esquiva da responsabilidade dos insucessos, faz parte da equipe.

É participativo.

Colaboradores preparados e capacitados proporcionam ao líder a liberdade para novos desafios, portanto não é insubstituível.

O chefe impõe aos colaboradores que fiquem para o happy hour.

E pobre daquele que não ficar.

Seu assunto é falar de pessoas e dos insucessos que tiveram no dia ou na semana, e exalta alguma desgraça ocorrida com um par, sempre cheio de satisfação.

É sempre critico aos seus superiores e a empresa, destaca sempre os pontos negativos, e tem solução para tudo.

Nada se aproveita.

É um chato.

O líder também gosta de happy hour, mas normalmente é convidado a participar com seus colaboradores, não precisa intimidar ninguém, pois eles gostam da sua presença, da sua conversa e dos seus pensamentos e ele também gosta dos seus colaboradores.

Não fica perdendo tempo em falar das pessoas.

Gosta de assuntos diversos, como estratégias, oportunidades, negócios, política, economia, esporte e livros.

Enfim, gosta de captar as perolas que alguém possa soltar e ele transformá-las em “case”, em estratégias.

É agradável, é gostável (como diria meu amigo Wallace)!

Eu ficaria aqui a noite toda escrevendo as diferenças de ambos, mas vocês com certeza já identificaram e muitos já sentiram na pele esses gestores.

Portanto se seu líder não é assim tão perfeito como o descrito, contente-se, pois é melhor ele como líder do que um chefe ultrapassado.

Aliás, é incrível como ainda tem empresas que mantém esses “chefes” dentro do seu quadro funcional.

Acho que elas têm muito mais sorte do que juízo!

Essa é a pérola do dia

Pense nisso!

6 comentários:

  1. Gostei do artigo! Eu já tive um líder assim...a Liz ainda o tem. =)

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  2. Falar de um superior é sempre difÍcil, se fala bem é "puxa saco", se fala mau é um "ingrato", no meu caso preciso apenas falar a verdade:

    É UM PRIVILEGIO TER VOCE COMO LIDER

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  3. Já tive um Pajé assim, não é fácil.
    Muito bom o blog Alcir, vou acompanhar. Abraço.

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  4. Realmente, ainda prevalece muitos chefes nas empresas.
    O bom líder formam pessoas.
    Parabéns!

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  5. O bom líder é aquele que dá a seus comandados a possibilidade de alcançar os objetivos e não somente a expectativa de conseguir.

    Parabéns líder.

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