Estimular colaboradores a dar sugestões, criar projetos, são estratégias interessantes e motivacionais que as empresas usam, ou deveriam usar, para proporcionar melhorias internas, em seus produtos e serviços.
Algumas criam até um sistema de incentivo por sugestões dadas e premiações por aquelas que forem adotadas.
Essa não é uma prática comum.
A maioria das empresas não adota sistema algum de sugestões, simplesmente deposita toda confiança na capacidade de criar e analisar do escalão de cima, partindo do princípio que ali estão os melhores.
O grande problema esta em admitir que nem sempre as melhores idéias saem daí.
Esse é o gargalo que desestimula sugestões e inovações.
Não se valorizam sugestões de outros escalões e quem perde com isso é a empresa.
Se um colaborador, chão de fábrica, nível médio ou até nível gerencial venha sugerir ou criar um projeto que agregue para a empresa, mas não faça parte do escalão de cima, pode ter certeza que o projeto vai parar na gaveta.
Uma vez engavetado, só sai com nova roupagem, nova maquiagem, novo título, mas no fundo é a mesma essência, é o mesmo projeto.
A questão é que agora o filho tem pai.
Quem é o pai da criança?
Os “cabeças pensantes”! O escalão de cima! Aqueles que caíram na graça da direção!
O projeto será implantado!
Aos idealizadores verdadeiros cabe a decepção pela falta de reconhecimento, e o prêmio é a satisfação por saber que aquilo saiu de sua(s) cabeça(s).
Estão colaborando com o sucesso e desenvolvimento da empresa.
E aos maquiadores, estilistas de projetos idealizados?
Os louros! O reconhecimento! As premiações da direção, entre outras honrarias.
Levam os louros, os créditos e os prêmios.
Levam também a falta de ética, e o descrédito dos demais.
Agora o “filho tem pai”, bem posicionado na hierarquia, mas não foi feito por ele(s).
Não deixe nunca de criar seu projeto, apresentá-lo, dar sua contribuição e sugestão.
Mostre sua competência e seu valor.
Num momento oportuno o reconhecimento virá, ou pela empresa, ou pelo mercado.
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Adorei....que isso sirva para aqueles que não têm capacidade suficiente de "criar" projetos ou mesmo dar uma sugestão valiosa e usa o de outrem para se auto-promover. Para esses que se enquadram, restará a mediocridade (sempre)!!!!
ResponderExcluirMuito bom o texto! Na verdade, relaciona-se com um dos textos passados: "O copo está meio cheio, ou meio vazio?" Você, de uma maneira ou outra, está estimulando/motivando os outros...aliás, acho que esse é um dos seus objetivos com esses artigos. =)
ResponderExcluirNo meu caso, preciso perder a timidez...ela me atrapalha e muito! Aí fico com vergonha de expor meus pensamentos, ideias...Pode ser uma pérola! Rs!
Parabéns, Alcir! Adoro ler seus textos! =)
Excelente comentário. Acredito muito que não podemos nos abater diante dos oportunistas, em algum momento seremos recompensados. Continue assim.
ResponderExcluirPode maquiar,remodelar e até mesmo levar os louros, a única coisa que não leva é o orgulho de quem fez de verdade...
ResponderExcluirEnquanto o " chefe " ficar roubando as ideias de seus subordinados e ao mesmo tempo, tentando poda-lo, para que não apareça, quem mais perde, é ele mesmo, pois está perdendo a grande chance de incentivar a sua equipe e se tornar um grande Líder. Continue nos dando a honra de compartilhar a sua visão que sempre nos faz pensar refletir e crescer ainda mais
ResponderExcluirDar crédito, saber tirar o melhor de cada um, e o mais importante, analizar o que realmente é necessário. É necessário o subornidado, mas também o chefe. Invista no seu subordinado, desafie ele, e colha os frutos. Pessoas como vc Alcir sabem o fazer, e muito bem!!!
ResponderExcluir