sábado, 3 de março de 2012

PRIMEIRO EMPREGO



Após um dia de muitas entrevistas e testes psicológicos o grupo de candidatos já estava bastante reduzido pelas eliminações durante o processo de seleção.
Era a busca pelo primeiro emprego, e o setor de recursos humanos estava buscando o perfil ideal para a função.
O grupo que começara com 30 pretendentes, agora ficara reduzido a cinco.
Finalmente chegou o momento da dinâmica de grupo, e um bom desempenho seria determinante para ficar com a vaga.
As psicólogas apresentaram o último e decisivo teste.
Cada candidato à vaga deveria dizer o nome de um animal, uma fruta e um número ao qual se assemelhava e o por quê?
Não havia ordem para começar, pois a iniciativa também era uma característica importante dentro do processo de seleção, apesar do desconhecimento dos participantes.
Uma jovem, aliás, a única candidata à vaga pediu a palavra:
- Animal, minha semelhança é com o cavalo, pois é um animal competitivo e assim eu sou.
- Número, “um”, pois sempre me dedico em tudo para ser a primeira, a melhor.
- Fruta, minha semelhança é com a maça, pela sensibilidade do fruto. Eu também sou muito sensível para perceber os objetivos da empresa e ajudá-la na busca de suas metas.
Em seguida os participantes foram se manifestando:
- Animal, eu acho que me pareço com o macaco porque sou muito agitado.
Outro:
- Número, gosto do dez, pois jogo futebol com essa camisa.
Outro:
- Fruta, a melancia, pois estou um pouco acima do peso.
As psicólogas anotavam tudo; iniciativa, desempenho, nervosismo, postura, etc.
Um dos rapazes percebeu o verdadeiro sentido daquela dinâmica, e apesar de sua timidez, foi somando um pouco de cada manifestação de seus concorrentes para se posicionar:
- Animal, o cão, pois é um amigo fiel a qual se pode confiar, assim eu sou.
- Fruta, a banana, pois em qualquer lugar desse país se encontra uma bananeira, isso demonstra que ela se adapta a qualquer ambiente ou local, eu também aceito qualquer região para trabalhar.
- Número, me assemelho com o três, pois é um número de competição. Estar no pódio entre os melhores é meu objetivo, mas não preciso ser o melhor em tudo e sim trabalhar em equipe.
A dinâmica foi finalizada pouco tempo depois, e o resultado final premiou a jovem, não apenas pelo desempenho na dinâmica, mas também pela sua iniciativa.
Entretanto, a vaga era para o sexo masculino.
Adivinha quem ficou com a vaga!

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

8 comentários:

  1. Qual o verdadeiro sentido dessa dinâmica?
    E porque uma jovem participando de tal dinâmica se a vaga é dirigida ao sexo masculino?
    Eu suponho que o jovem tenha ficado com a vaga pois não vejo sentido que uma jovem consiga tal vaga se ela é dirigida para o sexo masculino.
    Embora as mulheres hoje já ocupam os mais variados postos de trabalho!!!
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
  2. O sentido da dinâmica é verificar o desempenho, a "expertise" e a iniciativa dos candidatos.
    Não informar que a vaga seria para o sexo masculino também fazia parte do processo. vale lembrar que a muito tempo atrás, as mulheres não ocupavam os mais variados postos de trabalho.
    Pura discriminação!
    A PÉROLA demonstra que a jovem superou todos os rapazes, mas ainda assim optou-se pelo sexo masculino.
    Hoje felizmente tudo é muito diferente.

    ResponderExcluir
  3. Essa pérola me fez lembrar de algumas entrevistas e dinâmicas que participei. O importante é manter a calma e tentar se sair o melhor possível!
    Eu já perdi um emprego também, pois a empresa dava preferência para o sexo masculino.
    Mas tudo tem um motivo, senão era para ser ali, é porque tem algo melhor para nós em outro lugar.

    ResponderExcluir
  4. Quem nunca foi preterido num processo seletivo atire a primeira pedra!

    ResponderExcluir
  5. Alcir, nessa crônica da pra se perceber o quanto havia discriminação contra as mulheres.
    Nunca participei de uma dinâmica, mas se hoje fosse participar acho que já saberia me posicionar.
    Gostei muito, aprendi!

    ResponderExcluir
  6. Acho que essa pessoa era vc hein pai....rsrs
    As empresas ainda, de uma certa forma, acabam por optar pelo sexo masculino, Mas acho que o fator determinante em uma dinâmica de entrevista é o bom senso, o que você tem e sempre teve, e por isso, você sempre esteve (está) entre os melhores...meu orgulho. Te Amo!!!

    ResponderExcluir
  7. Que matéria bacana Alcir. Eu também acho que em uma entrevista a maneira como você está (internamente) influencia muito. Se a pessoa acorda em uma dia ruim pode dar tudo errado, mas se ela está em um bom dia, tudo é diferente!!!Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito dessa matéria, foi um aprendizado. Se eu participar de uma dinamica, tenho certeza que me sairei bem.
    Ah, sou muito falante, mas nunca direi que me pareço com um papagaio...kkkkk.... se não tivesse lido, com certeza diria...kkkkk

    ResponderExcluir