sábado, 18 de dezembro de 2010

O PILOTO SUMIU

Um grande número de empresas usa o slogan “transformar o ordinário em extraordinário” como forma de motivar colaboradores na busca da excelência e conseqüentemente nos resultados.
Mesmo que isso não esteja tão claro e transparente como objetivo, no fundo no fundo é o que se deseja dos colaboradores.
Atitudes simples e inteligentes devem ser as principais estratégias para proporcionar aos clientes ações diferentes e atrativas.
Isso significa buscar nos colaboradores, talento e brilho acima da média.
Se esse perfil é o que interessa as empresas, nada mais justo que elas também proporcionem motivação e crescimento acima da média a eles.
A via tem que ser de mão dupla!
A empresa dá o combustível e o colaborador (piloto) faz o carro andar.
Entretanto, existem alguns pilotos que são mais rápidos e eficientes, e normalmente chegam à frente.
São também os puxadores do comboio, pelo comprometimento e ensinamento aos demais.
A grande reflexão é:
- Se esses pilotos estão fazendo a sua parte, dirigindo velozmente e com segurança, mas a empresa não está correspondendo e abastecendo seus veículos na mesma proporcionalidade, qual é a solução?
Pilotar em outra equipe?
Ora, se os superiores não conseguem montar um plano de encarreiramento e meritocracia que motive esses pilotos a dirigirem cada vez mais rápidos e com mais segurança, sinal que eles também precisam rever conceitos.
Ser ágil e surpreendente é o que se espera dos “patrões”.
O final do ano é um excelente período para rever conceitos e atitudes, proporcionando grandes oportunidades para o ano que virá.
Mudar, oxigenar e promover o “frio na barriga” dos pilotos é preciso, antes que seja tarde e tenhamos que dizer:
O piloto sumiu!
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

2 comentários:

  1. Tanto comprometimento! Tanta doação! Tanto esforço e produção! O mínimo que esperamos é reconhecimento!
    Se a empresa lhe proporcionar um ambiente bom de trabalho e lhe reconhecer...o piloto continuará à todo vapor à seu lado! Pois do mesmo modo que há excesso de mão de obra por aí, há muitas boas empresas também para se trabalhar...portanto, os dois lados devem trabalhar juntos!

    ResponderExcluir
  2. Nada mais justo do que reconhecimento profissional e melhor remuneração aos que realmente fazem a diferença, pois esses são os que alavancam as empresas com seu conhecimento, criatividade e relacionamento agregador, caso contrário as empresas vão seguir viagem sem piloto.

    Parabéns, muito parabéns de novo.

    ResponderExcluir