quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

ASSIM COMO O BAMBU CHINÊS

Está muito difícil encontrar colaboradores motivados e comprometidos na busca da excelência profissional dentro das empresas.
Pessoas que realmente queiram crescer, fazer carreira e chegar ao topo, pois na maioria das vezes os colaboradores só querem fazer basicamente sua função e encerrar logo o dia.
Obviamente que para toda regra existem as exceções.
Talvez, o conhecimento sobre algumas parábolas, contos e metáforas, poderiam ajudá-los no comportamento do dia a dia.
Como aquela do bambu chinês, que já é do conhecimento de muita gente, mas vale à pena refletir em seu íntimo.
O bambu chinês é uma planta que durante 4 a 5 anos apenas desenvolve seu sistema radicular horizontal e verticalmente, enquanto na parte aérea apenas um pequeno broto fica exposto.
Somente no quinto ano é que ele desenvolve esse pequeno broto de forma rápida e frondosa atingindo aproximadamente 25 metros.
Fazendo uma analogia, é o mesmo que um colaborador se doar diuturnamente durante 4 a 5 anos, executando seu trabalho com dedicação, aprendendo outros serviços e aceitando novos desafios.
Isso tudo é a construção da sua base, do seu alicerce, da sua imagem, da sua raiz.
No momento oportuno todo seu comprometimento será reconhecido, e ele crescerá rapidamente dentro da empresa, assim como o desenvolvimento aéreo do bambu chinês no quinto ano.
As intemperes climáticas estão para a planta como os obstáculos profissionais estão para o colaborador, portanto é preciso fibra e persistência.
Entretanto, ao atingir a altura máxima, o topo, é necessário ter a flexibilidade do bambu, para interpretar que nem todos estão na mesma sintonia, e é preciso ter humildade e paciência para prepará-los e ensiná-los a desenvolver suas raízes.
Tenha persistência no desenvolvimento de suas raízes.
Faça de forma a nutri-las com seu comprometimento!
Tenha paciência para esperar seus brotos atingirem 25 metros.
Faça com fibra, de forma ética e amigável!
Mas acima de tudo lembre-se:
Tenha flexibilidade!


Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

3 comentários:

  1. Eu já tinha escutado essa história do bambu...que coisa engraçada...mas é isso aí, devemos seguir o exemplo do bambu em nosso trabalho. =)

    ResponderExcluir
  2. Ter flexibilidade....é principalmente compreender que somos limitados, nem todos estão no mesmo ritmo...na mesma sintonia...mas acima de tudo, a perseverança e humildade podem fazer uma pessoa crescer muito, assim como o bambu chinês!

    ResponderExcluir
  3. Parabens !

    Emplacou no jornal de Londrina Belissima Materia!

    Entao é Natal!!!

    ResponderExcluir