sábado, 12 de maio de 2012


CONTRASTE
Da janela do prédio fiquei observando por alguns instantes o fluxo de veículos na avenida.
Surgiu diante dos meus olhos o contraste entre o presente e o passado, o rico e o pobre, a modernidade da tecnologia automotiva e a simplicidade da carroça tracionada pelo burro, ambos ocupando espaço no asfalto da movimentada avenida.
O semáforo estava vermelho, a carroça e os carros formavam uma fila dupla a espera da abertura do sinal.
Eis que surge uma ambulância com sua sirene colorida e barulhenta pedindo passagem em busca de reduzir o tempo em prol do socorro de mais uma vítima.
Os carros faziam pequenos movimentos se espremendo na tentativa de abrir caminho para que ela pudesse passar.
E o carroceiro, como vai proceder agora? – pensei.
Da mesma forma que os veículos fizeram suas manobras, o habilidoso carroceiro e seu animal, que de burro não tinha nada, também procederam da mesma forma.
O burro atendeu ao grito e ao movimento da rédea do seu dono e fez uma manobra espetacular abrindo espaço sem se assustar com a proximidade e o barulho da sirene da ambulância.
Se por um lado o cenário era contrastante entre o presente e o passado, ali representados pela modernidade tecnológica dos veículos e a simplicidade da carroça tracionada pelo burro, por outro lado ficou a lição de que as noções de trânsito e o princípio de respeito à vida atravessaram o tempo e seguem emparelhados no nosso cotidiano.
A ambulância passou, o sinal se abriu e cada um seguiu seu destino.

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

Um comentário:

  1. Ótima pérola!
    Realmente o respeito à vida deve atravessar o tempo! Somente assim também, poderemos sobreviver nesse mundo!

    ResponderExcluir