sábado, 21 de abril de 2012



CORTANDO O TEMPORAL


Todos os dias ao entardecer nos reuníamos no quintal da casa e ficávamos observando a diversidade de pássaros voltando para seus ninhos no belo e acolhedor arvoredo que margeava o pequeno riacho.
O sol se ocultando no horizonte refletia seus raios de luz sobre a plantação de arroz, que já estava pronto para ser colhido, intensificando a coloração dourada de seus cachos carregados e dobrados, proporcionando um cenário harmonioso e deslumbrante.
Meu avô aproveitava a oportunidade para fazer uma analogia em relação à humanidade:
- Se “os homens” seguissem o exemplo do cacho de arroz, o mundo seria bem melhor. Observem que quanto mais carregado, granado, vigoroso, cheio e rico ele está, mais se dobra. Assim, deveria ser a humanidade. – dizia com severidade.
Entretanto, naquele dia o céu estava encoberto anunciando chuva, aliás, anunciando um verdadeiro temporal.
Quando o céu escurecia naquelas bandas, era certeza de chuva de granizo.
Pela primeira vez vi lágrimas nos olhos do meu pai, provavelmente em sua cabeça já estava criado um cenário de destruição em toda plantação.
- Meu Deus, amanhã vamos começar a colheita do arroz, e esse temporal pode levar por água abaixo todo nosso suor e sacrifício em minutos. – disse meu pai.
Uma sensação de pânico se apossou de todos.
Meu avô, sabiamente, pediu que todos se acalmassem e se afastou do local.
Andou cerca de trinta metros se isolando. Retirou o punhal da bainha que mantinha sempre na cintura, e começou a “cortar o temporal”.
Fazia movimentos em cruz no ar e clamava pela intercessão de Santa Catarina, fazendo uma oração que somente ele conhecia.
Nós, de longe observávamos a cena em silêncio.
Vi com meus próprios olhos o temporal se afastando e em seguida veio uma chuva fina e calma. No dia seguinte iniciamos a farta colheita do arroz, a maior que tivemos.
Meu avô já se foi, e levou consigo a bendita oração, sua intensa Fé e espiritualidade.
Daquele tempo, restou apenas o punhal, que guardo até hoje como relíquia e recordação de um tempo bom que não volta mais.

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari



4 comentários:

  1. Talvez, mais que a força da oração, foi a fé com que rezou e acreditou que seria atendido pela Santa Cattarina. Como dizem: -A fé move montanhas.

    ResponderExcluir
  2. Temos muito ainda para aprender com os mais antigos...
    Boa pérola, Alcir!

    ResponderExcluir
  3. Mens Titanium Wedding Rings | Tinting
    ridge titanium wallet mens-vinyl-b › mens-vinyl-b Mar 17, titanium hair 2020 — Mar 17, 2020 As the wedding anniversary draws closer, gold titanium alloy I want to how to get titanium white octane invite you thaitanium to celebrate my arrival. In addition to the Mens Tinting ceremony on Tuesday, March 5, 2020 –

    ResponderExcluir