quarta-feira, 25 de julho de 2012



EXCESSO DE VAIDADE
Diariamente, após o banho, o jovem rapaz ficava se observando no espelho. Gel para pentear os cabelos, creme pós-barba, desodorante nas axilas, perfume por todo corpo, e a tradicional pose de fisiculturista faziam parte de seu ritual.                                                    
Estufava o peito, enrijecia os braços para avaliar o volume, admirava a proporção e a simetria de seu corpo.
- Deus foi generoso comigo, realmente sou um homem bonito! – dizia.
Com o passar dos anos os sinais do tempo começaram a aparecer e mudar sua aparência, mas sua autoestima em nenhum momento foi abalada, ao contrário, só aumentava.
Retocava a pintura nos cabelos semanalmente, escondendo os grisalhos da região temporal.
Continuava a se exibir como um fisiculturista em frente ao espelho após o banho, entretanto, sua forma física já não era a mesma. 
Para parecer mais magro e manter as proporções simétricas, estufava o peito e murchava a volumosa barriga, ainda assim, sua auto-avaliação era sempre positiva:
- Estou bonito e gostoso! - dizia
Durante toda a vida, por mais cuidados que se tenha com a saúde, o tempo é implacável, e as marcas da idade vão ficando cada vez mais evidentes.
Assim também foi com ele, que apesar de utilizar todos os requisitos possíveis e imagináveis para minimizá-las; a perda de massa corporal, a flacidez, as rugas, os cabelos brancos e principalmente as dores nas articulações ficaram nítidas.
Cada vez mais vaidoso chegou a fazer uma avaliação médica para uma possível cirurgia plástica, mas não levou adiante a ideia.                                                                                                                        Naquele dia, de frente ao espelho, ao seguir o mesmo ritual estufando o peito, murchando a barriga, fazendo pose de fisiculturista e tentando enrijecer os músculos para melhorar seu visual, ouviu os estalos de seus ossos.                                                           
Sorriu e não se deixou abalar:
- Realmente Deus foi generoso comigo, além de bonito e gostoso, agora estou crocante! 


Essa é a pérola do dia.                                                                                                                   
Pense nisso!
      

quarta-feira, 4 de julho de 2012


O SEGREDO

Uma lágrima escorreu pela sua face quando passou a flanela sobre a foto emoldurada na lápide gelada. A mesma tonalidade dourada da moldura combinava com as letras garrafais da mensagem ao lado:
- Descanse em paz!
Na foto, sua preferida, os dentes brancos e brilhantes deixavam seu sorriso ainda mais marcante, mas o que mais o encantava, além dos olhos verdes, eram os cabelos longos.
Desde que se conheceram, ela usava esse corte de cabelos e nos dois primeiros anos de casados o manteve assim, a seu pedido. Na verdade eram apaixonados e sempre procuravam atender aos anseios e desejos mútuos.
Com objetivo de ajudar na renda familiar e deixar o serviço doméstico ela começou a trabalhar  como secretária numa empresa da cidade. Coincidentemente seu comportamento começou a mudar.
O jeito conservador de se vestir foi aos poucos perdendo espaço para um estilo mais ousado. Um decote generoso e as roupas mais justas evidenciavam a silhueta de seu corpo perfeito. Até mesmo o corte de cabelos mudou, adotara cabelos curtos para seu novo visual.
Algo, ou alguém a fizera mudar, e sua vaidade era o reflexo da autoconfiança.
Enquanto ele lustrava a foto emoldurada, um filme passava em sua mente e, de repente uma fúria incontrolável se apossou de seu corpo e mente deixando-o transtornado. Lembrou-se dos dez anos de sofrimento que passou na prisão.
Sentiu um nó na garganta e instintivamente socou a moldura com a foto de seu grande amor, quebrando-a.
O mesmo nó e a mesma fúria inconseqüente que sentira quando soube de sua gravidez.
Ela não sabia, mas ele guardava um segredo, era estéril.

Essa é a pérola do dia.
Pense nisso.
Twitter @alcirchiari