quarta-feira, 30 de março de 2011

PODEROSAS MULHERES


A cada dia as mulheres ocupam um espaço ainda maior na sociedade, no trabalho e na política
Agora estão encaminhando à presidência da república através da Fiep (Federação das Industrias do Estado do Paraná ) um projeto para que as empresas adotem uma cota mínima de 25% para os cargos de conselhos e diretorias.
Realmente a adoção desse projeto oxigenaria o ambiente com idéias inovadoras, visão empreendedora e forma diferenciada de administração.
Pesquisas afirmam que elas são vistas como melhores líderes que os homens, principalmente por terem que trabalhar mais para obter a metade ou no máximo o mesmo reconhecimento conferido a eles.
Alguém duvidaria de tal capacidade?
Ninguém tem dúvidas da competência e da habilidade feminina de usar a sensibilidade e a simpatia como armas importantes de sucesso ao assumir cargos executivos e de liderança administrativa.
A nossa presidente que o diga, pois se não tem a simpatia esperada é no mínimo competente e habilidosa.
Portanto é muito provável que o projeto seja aprovado.
Entretanto, fica a pergunta no ar:
- ficariam ainda mais entusiasmadas e comprometidas com tais funções ao ponto de deixar para um segundo plano a feminilidade, o glamour, a sensualidade, as paixões, o amor e a condução da educação dos filhos e da casa?
A resposta todos nós sabemos!
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
twitter@alcirchiari


segunda-feira, 28 de março de 2011

LOBISOMEM


Anoiteceu... O rapaz todo alinhado estava saindo de casa no sítio em que morava com os pais e um bisavô (Nono Baptista), e iria ver a namorada em outro sítio que ficava a uma distância de cinco quilômetros dali.
Ao sair e se despedir, o Nono o chamou de lado e olhando bem nos seus olhos sugeriu que levasse um pau, um porrete para o caso de algum animal atacá-lo e ainda alertou:
- Hoje é sexta feira, noite de lua cheia, é dia de lobisomem.
- Se ele aparecer, olhe fixamente em seus olhos, não demonstre medo e não deixe que o encurrale.
O rapaz ficou apreensivo, afinal muitos comentavam sobre essas lendas, principalmente os mais idosos que afirmavam ter visto tal animal na encruzilhada do quilometro 16, local por onde ele teria que passar.
Ora, não havia o que temer, afinal era apenas uma lenda do povo daquela região, mas por prevenção levou consigo o porrete.
Foi, namorou e acabou se atrasando no retorno, ficando muito tarde.
Aproximava-se da meia-noite quando ele retornava, e passando de volta na encruzilhada do quilometro 16 deu de cara com um enorme animal preto de olhos avermelhados que rosnava e mostrava ferozmente os dentes.
Quase desmaiou de tanto medo, apertou nas mãos o porrete e lembrou-se dos conselhos do bisavô, encarou a fera, foi se esquivando e passando rente ao barranco da estrada, o mais longe possível, enquanto ela o acompanhava ameaçadoramente no olhar e nos movimentos, armando o bote para atacá-lo.
Assim que saiu daquela posição de encurralamento acelerou o passo e foi embora o mais rápido que pode, olhando para trás o tempo todo para não ser surpreendido, mas a imagem dos olhos avermelhados daquele animal enorme de pelos pretos e brilhantes parecendo um misto de lobo e homem não saia de sua mente.
Chegando em casa ainda ofegante e assustado, foi procurar imediatamente o Nono para dizer sobre o ocorrido, mas ele não estava.
O rapaz achou muito estranho sua ausência naquela hora da noite e, lembrou-se que seus pais já haviam comentado algo sobre as manias do velho Nono.
Dormia fora de casa algumas noites, fato irrelevante para ele naquela ocasião.
Mas agora...
Pensando bem...
Seria coincidência esse fato ocorrer sempre na sexta-feira e em noite de lua cheia?
Um arrepio percorreu todo seu corpo.
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

sábado, 26 de março de 2011

DILMA X LULA


Nossa atual presidente realmente tem demonstrado um perfil muito diferente do anterior.
Muito mais cuidadosa e centrada em questões internacionais que geram polêmicas, o Brasil está tomando uma postura onde o bom senso prevalece.
Votar a favor das investigações no Irã referente denúncias de violações dos direitos humanos, demonstra que nossa presidente Dilma tem pulso firme, desvinculando-se totalmente do perfil e da postura do ex- presidente Lula.
 "Nunca antes nesse país"... Votamos contra o Irã!
O Brasil demonstra uma mudança de rumo na sua atuação, como nesse caso do Irã,  demonstrando respeito aos costumes, mas ao mesmo tempo deixando bem claro a indignação com extremismos, como possíveis apedrejamentos de mulheres.
Essa postura de seriedade, aliada ao seu crescimento e sua liderança na América do Sul, começa a colocar o país realmente como forte candidato, e com chances reais, de conseguir a sonhada cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU.
Parabéns a nossa presidente Dilma, virou a página, tem personalidade própria!

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
twitter@alcirchiari

quinta-feira, 24 de março de 2011

VAI PERDER O AMIGO


Vivemos num mundo capitalista e independente da economia estabilizada ou não, o que vale no final do mês é ver se a coluna de entradas de recursos é maior que as de saída.
Para fazer esse balanço não é preciso estudar ciências contábeis ou econômicas, mas é obvio que ajudaria muito, basta ser bem atencioso e cauteloso para gastar apenas o que está dentro de seu orçamento de ganhos mensais, sem necessitar recorrer a penhores, empréstimos bancários ou de amigos.
Pois se o seu amigo precisa de dinheiro emprestado é porque não conseguiu administrar direito as próprias finanças, então se ele não cuidou do dinheiro próprio, como é que vai cuidar do seu?
É como diz o ditado:
·         “Se queres perder um amigo, empresta-lhe dinheiro.”
Um verdadeiro amigo não abusaria da boa vontade alheia em devolver o dinheiro emprestado, mas nem sempre há bom senso, afinal ele pode muito bem interpretar que se você emprestou é porque não lhe faz falta.
E isso começa a melindrar a amizade, pois você não lhe cobra pela amizade e ele não se manifesta em pagar porque acha que você não precisa.
Ora, a devolução não tem que ser imediata, mas quem empresta conta com o retorno desse recurso dentro do que imagina ser socialmente aceitável, que dependendo da situação, não deveria ultrapassar um a dois meses.
Resumidamente quando se mistura amizade e dinheiro à tendência é perder um ou outro, e na maioria das vezes, os dois.
É claro que isso não é regra geral, mas se você tiver um grande amigo e tiver dinheiro para emprestar, empreste apenas se esse dinheiro não for lhe fazer falta e, se não for devolvido, mas seu amigo valer a pena por outras qualidades, esqueça o dinheiro.
Entretanto um grande amigo não deixaria de devolver o recurso emprestado, aliás, nem pediria.
Se pedir, talvez seja importante rever o conceito de amizade!

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

terça-feira, 22 de março de 2011

ÁLCOOL X GASOLINA


O álcool surgiu como uma alternativa para os altos preços da gasolina no ano de 1975 com a criação do Pró-Álcool, e ainda agregava a característica de ser um combustível ambientalmente correto com menor emissão de poluentes.
O Brasil é o pioneiro na produção de álcool etílico (etanol), portanto deveria estabelecer medidas que sempre o mantivesse comercialmente viável em relação à gasolina
Porém, não é o que ocorre em períodos de entressafra da cana!
Nenhuma medida foi tomada e a quantidade não é suficiente e, assim os preços disparam!
O governo deveria ao menos controlar seu preço através de estoques reguladores, mas nunca se programou para isso.
Sua preocupação só vai até o desabastecimento, que não é o caso nesse momento.
Dessa forma, poderia ao menos reduzir a mistura na gasolina nesse período, que hoje chega a 25%, assim os preços não atingiriam esse patamar atual.
Quem investiu no carro flex (atualmente de cada seis carros, um é flex) como alternativa para reduzir os gastos com combustível, optando sempre pela proporção mais barata entre o etanol e a gasolina, não foi levado em consideração!
Mesmo assim, tem na gasolina uma oportunidade de melhor desempenho e rendimento quando os preços estão próximos, mas e quem só tem carro a álcool?
Dançou?

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

domingo, 20 de março de 2011

LÍBIA: FIM DO REGIME KHADAFI ?


Muammar Khadafi não aceitou as imposições da ONU em parar com ataques aos civis na Líbia.
Sua tirania foi além desses ataques, ainda ameaçou esmagar oposicionistas e invasores ocidentais e transformar o mediterrâneo em zona de guerra.
Tornou-se dono do mundo?
Não!
O que ele ganhou com isso foi a rápida decisão da ONU, comandada pelas grandes potencias e aliados como os EUA, França e Inglaterra, de atacar as suas forças governamentais Líbias com o intuito de proteger a população civil.
Seria esse o único motivo de tanta rapidez nesses ataques, ou o fato da Líbia possuir a décima sétima posição mundial na produção de petróleo de ótima qualidade também pesou?
Países como Irlanda, Itália, Áustria e Portugal tem na Líbia seu principal fornecedor do ouro negro e ainda somando-se à instabilidade política dos países vizinhos como Omã ou Bahrein coloca pressão no mercado provocando volatilidade nos preços, fato que não interessa ao mundo e nem as grandes potencias.
Agora não haverá outra saída para o ditador Líbio, além de um possível exílio Africano ou Asiático.
Moral da história...
Perderá a guerra e o poder!
Quanto ao “petróleo”, os aliados cuidam!

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

sexta-feira, 18 de março de 2011

DILMA X OBAMA


A visita do primeiro presidente negro Americano a primeira presidente Brasileira é seguramente um marco histórico para os países, bem como para a imagem de ambos.
A visita é muito mais política nesse momento do que econômica, afinal será muito curta, mas o suficiente para Obama valorizar o Brasil como país emergente, lider na América do Sul e ainda como destaque em sua herança negra.
Obama ainda enfatizará que os Americanos estão entre os três  maiores parceiros comerciais do Brasil e, portanto minimizar um pouco o entusiasmo com a China que é o maior.
E com certeza pedirá para que nossa presidente Dilma não seja tão “amiga”, como o ex-presidente Lula era, de alguns “inimigos” Americanos como o Irã, Venezuela e Cuba.
Dilma como anfitriã, pouco pedirá, apenas uma “cadeirinha” no Conselho de Segurança da ONU, e tem uma arma muito poderosa na mão, o pré-sal.
Essa é uma visita ganha x ganha, mas quem levará mais vantagem?
Esse jogo não será 1 x 1!
É esperar pra ver.

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter@alcirchiari

O FRUTO SEMPRE CAI PERTO DA ÁRVORE

Somos muito influenciados pelo meio em que vivemos e principalmente no convívio familiar, pois os filhos são o retrato dos pais, não só na aparência física, mas também na formação do caráter.
Crianças e adolescentes rebeldes são o fruto de uma educação falha que não estabeleceu limites, não disciplinou o linguajar e nem o relacionamento respeitoso com os outros.
“Dar o exemplo não é apenas a melhor maneira de influenciar positivamente os outros, mas possivelmente seja a única.”
Observamos muitos exemplos onde os filhos acabam seguindo o mesmo caminho dos pais, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Fazendeiro tem filhos agricultores; pecuaristas, criadores de gado; cirurgiões, médicos; artistas, atores; craques de futebol, jogadores; músicos, cantores; escritores, compositores e poetas e assim por diante observamos as tendências dos filhos em seguir o caminho dos pais.
O espinheiro não produz maçãs e nem a macieira espinhos, assim como a árvore que não produz nada vira lenha, só serve pra queimar e virar cinza na fogueira.
Portanto, dar bons exemplos aos filhos vale mais que os ensinamentos!
Os filhos, assim como as árvores necessitam de cuidados que definirão o tipo e a qualidade dos seus frutos, fazendo-se necessário adubá-las e regá-las abundantemente com a “água” do bom comportamento, dos bons hábitos e do bom exemplo.
Assim a árvore, terá seu crescimento reto e frondoso sem precisar de interferências futuras para corrigir um crescimento tortuoso e os frutos serão de ótima qualidade.
“O fruto sempre cai perto da árvore”, e desse fruto sairá à semente que originará uma nova árvore no futuro.
Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari

terça-feira, 15 de março de 2011

QUARESMA

A partir da quarta-feira de cinzas fomos convidados a um período de quarenta dias de penitência e meditação por meio da prática do jejum da esmola e da oração.
O período é reservado para a reflexão e assim criar um clima adequado para buscarmos um recomeço, um renascimento espiritual e pessoal e compararmos nossa vida as mensagens dos Evangelhos.
Simboliza também o período em que Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado, antes de começar sua vida pública (Mt 4: 1-2).
Abdicar de algumas coisas que gostamos muito é uma forma de penitência, entre elas a carne, chocolates, refrigerantes, bebidas alcoólicas e o cigarro.
Penitenciar-se é importante como forma de buscar esse renascimento espiritual e pessoal, mas é importante transformar esse sacrifício em caridade, doação.
Apenas para exemplificar, imagine que um fumante deixe de fumar um maço de cigarros por dia, no valor de cinco reais, economizará no final dos quarenta dias duzentos reais, um valor expressivo para transformar em doação de alimentos para famílias carentes, sem contar o grande benefício que estaria fazendo para sua saúde.
Comer é um dos grandes prazeres da vida, portanto privar-se de um bom churrasco regado a cervejas e refrigerantes e uma torta de chocolates de sobremesa seria uma penitência e tanto, ainda assim seria bem menor do que aquela que Jesus passou.
Se esse sacrifício é muito grande, existem outras formas de jejuar durante esse período como: - evitar agredir a natureza, levantar falso testemunho, falar da vida alheia, fofocar, falar palavrões, ser pessimista, etc.
Sim, essa também é uma forma de jejuar!
Portanto, com mais ou menos intensidade, todos nós podemos dar um passo em direção a oração e a penitência, dessa forma estaremos proporcionando um renascimento espiritual e um crescimento pessoal.
Experimente fazer essa experiência, se não conseguir fazê-la durante os 40 dias, quem sabe uma ou duas vezes por semana.

Essa é a pérola do dia
Pense nisso!
Twitter @alcirchiari